Home / Educação

EDUCAÇÃO

Instituto Ser Tão Grande abre seleção para estudantes goianos da rede pública

Estudantes da rede pública que cursam o 9º ano do ensino fundamental em Goiás podem se inscrever para a seleção do Instituto Ser Tão Grande. As inscrições iniciaram na segunda-feira (14) e seguem até o dia 1º de setembro.

Os jovens talentos selecionados terão acesso a bolsa educacional multidisciplinar até o ingresso na universidade, além de inserção em programas de desenvolvimento pessoal e orientação profissional.

Os novos integrantes do Ser Tão Grande podem escolher se desejam concluir o ensino médio na escola pública ou se preferem ingressar no ensino privado por meio de uma das bolsas de estudo integrais disponíveis.

Caso faça a opção pela continuidade dos estudos na rede pública, o aluno terá acesso a curso de inglês, à Plataforma Descomplica, à Plataforma de Redação, além da mentoria, simulados e orientação de estudo.

Aqueles que optarem pela bolsa em escola privada também vão contar com os mesmos benefícios. Esta será a terceira seleção realizada pelo instituto.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.institutosertaogrande.org. Podem participar do processo seletivo alunos que estudem em escolas públicas de Goiás (capital ou interior) que tenham de 12 e 15 anos de idade, comprovadamente de baixa renda e apresentem altaper formance escolar, bem como a vontade de construir um mundo mais igualitário.

Seleção

O processo seletivo tem cinco etapas. Serão levados em consideração critérios como desempenho acadêmico, socioeconômico e de habilidades socioemocionais que devem ser cumpridas em cada etapa específica. O estudante precisa cadastrar-se no site a partir de 14 de junho, passar por teste on-line, entrevista on-line, prova presencial e entrevista presencial, juntamente com a família.

Atuação

O Instituto Ser Tão Grande (ISTG) oferece a todos seus jovens selecionados mentorias interdisciplinares até o ingresso na Universidade. Este benefício pode ser atrelado a duas frentes de atuação de acordo com a vontade ou realidade do aluno.

A primeira é o financiamento integral do ensino médio nas escolas particulares parceiras do ISTG em Goiânia. Ou, para aqueles alunos que queiram continuar na escola pública, o financiamento decursos de reforço no contraturno de acordo também com a aptidão e objetivos do aluno, se necessário. Todos os estudantes terão acesso a aulas de inglês.

Jovens talentos

Este será o terceiro processo seletivo realizado pelo Instituto Ser Tão Grande. Em 2019, quando o instituto realizou a primeira seleção, sete estudantes da rede pública de ensino foram aprovados em todas as etapas do processo e selecionados para ingressar no programa, logo no início de2020. Em 2020, 12 alunos ingressaram no programa.

Instituto Ser Tão Grande (ISTG) oferece mentorias interdisciplinares até o ingresso na Universidade.Foto: Divulgação.

O Instituto

O Instituto Ser Tão Grande, entidade privada sem fins lucrativos, nasceu da ideia de dois jovens goianos que acreditam haver muitos talentos e potencialidades que estão se perdendo pelo caminho por falta de oportunidade. “Sabe-se que 90% da nota do Enem é influenciada por fatores econômicos e culturais. Muitas oportunidades no Brasil e em Goiás nascem no berço, por pura seleção biológica aleatória. Nós queremos quebrar esse ciclo”, explica Ismael Cavalcante, um dos fundadores do instituto.

A iniciativa é financiada por doadores que, por acreditarem no poder transformador da educação, querem investir em jovens talentos. O valor arrecadado é 100% revertido em financiamento de estudo para os alunos selecionados.

Ao entrar para o programa, o jovem tem os três anos do ensino médio garantidos em escolas particulares ou, caso opte por continuar na escola pública, terá acesso a cursos de reforço no contraturno, além de aulas de inglês. Mais do que proporcionar um ensino de qualidade, o Ser Tão Grande busca desenvolver potencialidades.

“Nós queremos impactar a educação como um todo. Nossa principal meta é dar perspectiva e abrir a visão de mundo desses jovens. Veja este dado: 93% dos jovens de 18 anos não sabem calcular uma equação matemática simples, nosso desempenho é pior do que o Vietnã. Como sociedade, precisamos mudar isso, e todas as iniciativas são bem-vindas”, diz Daniel Mortoni, também fundadores do instituto.

Efeito multiplicador. Não há qualquer contrato que obrigue o jovem ou a família a devolver algo ao programa. “Temos um compromisso moral com eles, para que atinjam todo seu potencial e retribuam de alguma forma, como entenderem melhor.

Acreditamos que nosso processo seletivo vai filtrar esse perfil naturalmente, pessoas que não pensam somente em si, que entendem que vivemos em comunidade”, explica Ismael. “Esperamos que os jovens selecionados sejam muito bem-sucedidos em suas carreiras, quaisquer que sejam, e devolvam para a sociedade essa oportunidade. Queremos ter efeito multiplicador. A ideia é que um jovem Ser Tão Grande influencie a vida de dezenas de outras pessoas”, acrescenta Daniel.

O idealizador Ismael Cavalcante é administrador de empresas pela FGV de São Paulo. Trabalhou 3 anos no Banco Santander. Trabalha com educação há 6 anos, tendo passado pelo Instituto Ayrton Senna e pela “Somos Educação", maior empresa de educação básica do Brasil. Daniel Mortoni é graduado em Administração pela USP e sócio-fundador de uma startup de finanças.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias