Home / Educação

EDUCAÇÃO

Quase 210 mil estudantes vão fazer Enem neste domingo em Goiás

Neste domingo (17), quase 210 mil estudantes devem fazer o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, em Goiás. Devido à pandemia da Covid-19, este ano, os portões serão abertos às 11h30, mais cedo do que os anos anteriores, para evitar aglomerações.

Do total de participantes no estado, 124.973 são mulheres e 84.377 são homens. Estudantes entre 17 e 20 anos somam 111 mil candidatos. Já os que estão entre 21 e 30 anos totalizam 63 mil. Ao todo, 342 pessoas tem 60 anos ou mais.

Serão 578 locais de prova em todo estado. Os portões serão fechados às 13h e as provas começam às 13h30. Serão 5h30 de prova. Neste primeiro dia serão as de linguagem, ciências humanas e redação.

A segunda etapa está marcada para o dia 24 de janeiro e terá duração de 5h, com as provas de ciências da natureza e matemática.

É necessário o aluno levar documento de identificação com foto e caneta preta de tubo transparente. Se um candidato estiver com Covid-19, ele pode pedir para fazer a prova em outra data.

Medidas de segurança

As medidas de prevenção contra o coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aí umento no número de casos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre as medidas estão:

  • Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
  • Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas;
  • Abertura dos portões mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília);
  • Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
  • Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração;
  • Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais , agora serão 200 mil;
  • Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima
  • Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
  • Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.

Ainda é recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar, já que a prova tem duração máxima de 5h30, quando há redação. No dia em que não tem redação, o período máximo para fazer a prova é de 5h.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias