Home / Educação

EDUCAÇÃO

Data limite para pedido de isenção do Enem vai até 17 de abril

A data limite para requerer a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) vai até 17 de abril. A publicação do resultado do requerimento, com base no cronograma do Inep, será realizada no dia 24, e o candidato poderá entrar com pedido de recurso entre 27 de abril e 1 de maio.

Apesar da preocupação da disseminação do coronavírus no Brasil, o governo determinou que o calendário da prova será mantido, que terá uma versão digital para não colocar os estudantes em risco. A prova presencial está marcada para os dias 1 e 8 de novembro, enquanto a versão digital será aplicada nos dias 11 e 18 de outubro.

Quem pode solicitar isenção da taxa de inscrição?

  1. Quem está cursando neste ano a última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar
  2. Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio
  3. Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos

Fique atento

Quem já tinha solicitado isenção em 2019 mas não realizou os dois dias de prova e quer solicitar uma nova isenção para 2020 precisa justificar a ausência. Os prazos da justificativa são os mesmos que os prazos do pedido de isenção, e tanto o requerimento de isenção quanto a justificativa de ausência devem ser feitos pela internet, na página do Participante.

Além disso, a aprovação da justificativa de ausência e da solicitação de isenção não faz com que o participante esteja automaticamente inscrito no exame. A inscrição deve ser feita pelo Sistema Enem.

*Com informações do Terra

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias