Home / Economia

ECONOMIA

Viagem Presidencial: Lula faz críticas ao uso do Dólar em transações internacionais

Presidente discursou durante posse da Ex-presidente da República Dilma Rousseff no Banco dos Brics

Imagem ilustrativa da imagem Viagem Presidencial: Lula faz críticas ao uso do Dólar em transações internacionais

A tão esperada viagem presidencial à China finalmente ocorreu e já começa a provocar alvoroço ante o cenário mundial com as falas do atual mandatário do executivo nacional brasileiro, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Durante a vista oficial de Lula à China, o presidente proferiu discurso durante a cerimônia de posse da Ex-presidente da República Dilma Rousseff como presidente do Banco dos Brics. Em sua fala, atual presidente da República fez duras críticas ao uso do dólar em transações financeiras internacionais entre os países que compõe a estrutura do banco. Ele defendeu a necessidade do uso de uma moeda comum.

Ao externar seu pensamento, Lula disse que se faz uma pergunta todas as noites antes de dormir: “porque todos os países são obrigados a fazer seu comércio lastreado no dólar. Por que não podemos fazer nosso comércio lastreado em nossa moeda?” afirmou.

O líder do executivo nacional brasileiro, declarou ainda que há a necessidade do Banco dos Brics assumir o papel de ajudar os mais pobres e necessitados. Ele complementou sua falar defendendo a urgente necessidade de inovação do bloco econômico.

Lula aproveitou o momento para se dirigir a então recém-empossada presidente dos Brics, Dilma, salientando que seu mandato deve ser pautado em ações pacientes. Para ele, a maior dificuldade de mudança se deve ao “mal costume”.


		Viagem Presidencial: Lula faz críticas ao uso do Dólar em transações internacionais
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

“É necessário ter paciência. Mas porque um banco como o dos Brics não pode ter uma moeda que possa financiar a relação comercial entre Brasil e China, e entre os outros países dos Brics. É difícil, porque tem gente mal-acostumada e todo mundo depende de uma única moeda” Presidente Lula

A viagem oficial segue uma série de agendas a serem cumpridas. O presidente é acompanhado por uma comitiva composta por ministros e parlamentares, dentre eles, o Presidente do Congresso Nacional Rodrigo Pacheco, Ministro da Fazenda Fernando Haddad e a Ministra da Cultura Margareth Menezes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias