Home / Economia

ECONOMIA

Risco de estagflação na economia mundial aumentou, diz dirigente do BCE

Para o banqueiro central, é necessária uma cooperação multilateral para conseguir controlar o aumento da inflação

Por Natália Coelho

O presidente do Banco Central da Finlândia e dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Olli Rehn, disse que o risco de uma estagflação na economia mundial aumentou. A ameaça é provocada pela intensificação de instabilidade e incertezas da economia global, alta acelerada da inflação e tensões geopolíticas causadas pela invasão da Rússia à Ucrânia, como também a crise energética motivada pela guerra.

Em publicação em blog do BC que lidera, Rehn destaca que o rápido aumento do custo de vida permeia todas as discussões, assim como a segurança alimentar e energética. "À medida que a inflação acelerou, a política monetária tornou-se mais restritiva, o que levou a condições financeiras mais apertadas e a uma escalada dos riscos da dívida."

Para o banqueiro central, é necessária uma cooperação multilateral para conseguir controlar o aumento da inflação, com uma política fiscal em acordo com uma política monetária restritiva, sem aumentar a pressão inflacionária, mas também em apoio com grupos populacionais mais vulneráveis.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias