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Presidente do Sindilojas fala sobre a Black Friday em Goiás

‘‘Um comércio forte significa um país forte’’ - Cristiano Caixeta, presidente do Sindilojas

Imagem ilustrativa da imagem Presidente do Sindilojas fala sobre a Black Friday em Goiás

No DM entrevista desta quinta-feira, 24, o Diário da Manhã recebeu Cristiano Caixeta, presidente do Sindilojas, que traz as expectativas para a Black Friday em Goiás. Em 2022, o dia de promoções se deu em dias de jogos da Copa, e inaugura a temporada de compras para o final de ano com significativas promoções em muitas lojas seja pequena ou grande.

Marca o início de um período de compras para as comemorações da Copa do Mundo, Natal e Ano Novo, e é conhecida como uma data em que lojas e redes de varejo aplicam descontos em seus produtos. Cristiano inicia sua fala sobre as expectativas como os empresário do comércio varejista espera o aumento significativo de consumidores em comparação ao ano passado.

‘‘A gente vem com uma expectativa muito grande até mesmo porque a gente acredita que devido a esse momento de Copa do Mundo também as vendas vem bem, ela vai ser uma das dez edições mais positivas se não a melhor desde 2010, então a gente acredita no aquecimento nos ramos de eletrônicos, roupas, calçados, supermercados aproveitando desse momento.’’

Esse final de ano é diferente dentre os últimos pois se tem três momentos neste final de ano, Cristiano explica como os lojistas vem se preparando para receber diversos consumidores: ‘‘A preparação está sendo feita desde junho para julho, até mesmo porque saímos de uma pandemia e o aquecimento vem sendo devagar e bem gradativamente, as lojas estão vendo uma luz no fim do túnel e esses três eventos acredita-se que vai ser o fator primordial para que o próximo ano a gente entre bem. Tem muitos lojistas que estão trabalhando há um mês com os descontos, a gente comenta e fala para os lojistas que seja verdadeiro com os clientes, assim você terá esse cliente não só agora na Black.’’

Contudo, exige um cuidado: apesar de bastante popular e vantajosa, a Black Friday exige atenção dos consumidores. Mesmo com a fiscalização do PROCOM, tem lojistas que se aproveitam deste momento. ‘‘Infelizmente tem e aí está o detalhe, inclusive estarei com o superintendente do PROCOM batendo um papo e tem uma cartilha que iremos distribuir entre os lojistas em respeito aos problemas também da Black. Essa cartilha é digital e está disponível no site do Sindilojas (Sindilojas-GO informa sobre funcionamento do comércio na Black Friday). O fator primordial é que o lojista faça correto e o consumidor caso o lojista não esteja fazendo o correto penalize, vá para outra loja que tenha o desconto real. Ganhando, mas respeitando.’’

A chegada da Copa do Mundo, da Black Friday e a proximidade com o Natal têm animado os consumidores. Impulsionada pelas datas, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chega ao penúltimo mês do ano com nova alta, de 1,3%, o décimo crescimento consecutivo na série com ajuste sazonal e o maior nível desde abril de 2020. Em Goiás, a previsão é maior em porcentagem: ‘‘Dependendo da situação chega a 7% e até mais, Goiás ele vai estar entre os 10 estados da federação de maior consumo este ano. A gente acredita que um dos motivos principais é que o goiano gosta de dar um abraço, beijo e também presentear.’’

A Black sempre anima os consumidores, principalmente com o 13º salário, que apesar de grande parte da população dedicar ao pagamento das contas, sempre sobra um pouco para as compras de fim de ano, o que acaba gerando essa intenção de consumo maior. ‘‘É hora do lojista aproveitar e do cliente saber aproveitar essa primeira parcela do 13° e realmente investir. Eu vou ser mais complexo, essa Black deve seguir até 01 de dezembro, para aproveitar esse aquecimento e o presente de Natal já pode sair agora com preço mais em conta, aproveitar a situação e comprar presente para a família inteira.’’

O comércio digital e pandemia foram determinantes nos formatos de consumo e vivência da sociedade nos últimos anos. Após o início do COVID-19, pessoas tiveram que manter o distanciamento social e isso afetou de forma significativa na convivência humana, e na maneira de consumir não poderia ser diferente. ‘‘Nós temos muito o que aprender, o comércio digital veio para ficar. O digital não vai morrer, ele vai sempre ampliar, mas o comércio de rua sempre estará ali forte e também não vai deixar de existir. Então é uma união dos dois onde que cada um deles vai trazer um pedaço do mercado. O lojista sabendo que um treinamento e a qualificação profissional do seu colaborador vai trazer pontos positivos, não somente para a empresa, mas também para trazer clientes para dentro da loja.’’

Por fim, Cristiano Caixeta ressalta que as expectativas para este fim de ano são das melhores, e que o país tem que continuar crescendo e informa aos lojistas que no site do Sindlojas se tem informações sobre como é feito esse momento de Black Friday, liberação a partir da Copa do Mundo e mais.

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