Home / Economia

ECONOMIA

Preocupações com queda na demanda fazem preço do minério de ferro cair

Ações de manutenção em usinas chinesas contribuem para redução na demanda de minério de ferro e queda nos preços do produto.

Minério de ferro cai com preocupações sobre queda na demanda. Minério de ferro cai com preocupações sobre queda na demanda.

O mercado de minério de ferro apresentou queda nesta sexta-feira (28), com os contratos futuros nas bolsas de Singapura e Dalian em baixa. Uma das principais preocupações do mercado é a redução persistente na produção de algumas siderúrgicas chinesas deficitárias, o que pode afetar a demanda pelo minério.

De acordo com a consultoria Mysteel, algumas usinas no noroeste, norte e centro da China estão implementando manutenção nos altos-fornos como parte dos esforços para reduzir as perdas. Essa medida pode afetar ainda mais a demanda pelo minério de ferro, que já está em queda.

O minério de ferro de referência para junho na Bolsa de Singapura caiu 0,45%, para US$ 100,75 a tonelada, a menor cotação desde 25 de abril. Já o minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com queda de 0,97%, a 714 iuanes (US$ 103,12) a tonelada, após ver brevemente um aumento de 1,6% no dia anterior.

“A demanda foi um tanto reprimida por manutenções (de alto-forno) entre algumas usinas; mas é normal ver o preço (do minério de ferro) se recuperar até certo ponto no curto prazo em meio a estoques relativamente baixos (nas usinas)”, disse a Huatai Futures em uma nota, acrescentando que a pressão baixista persistirá no longo prazo.

Algumas usinas no principal centro de produção de aço da China, Tangshan, deram início à proposta de reduzir os preços de aquisição de coque em mais 100 iuanes por tonelada em 27 de abril, disse a Mysteel em um relatório. Isso marcou a quinta rodada de queda no preço do coque em abril.

“Ainda não é o fim, e esperamos ver mais algumas rodadas de quedas no preço (do coque) à frente”, disse um analista de matérias-primas siderúrgicas de Xangai.

A maior siderúrgica listada na China, a Baoshan Iron & Steel Co, divulgou na quinta-feira uma queda de 50,6% no lucro líquido do primeiro trimestre devido aos altos preços das matérias-primas e à demanda mais fraca. Vale lembrar que os mercados na China estarão fechados de 1º a 3 de maio por causa de um feriado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias