Home / Economia

ECONOMIA

Investimentos: Entenda a diferença entre CDB pré e pós-fixado

Conheça o Certificado de Depósito Bancário, uma opção de investimento de renda fixa que oferece segurança e rentabilidade

No cenário de investimentos, o Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, tem se destacado como uma alternativa de renda fixa de baixo risco, especialmente diante dos recentes rendimentos mais atraentes em comparação à poupança, considerando as novas regras vigentes. O que distingue o CDB é a forma como sua rentabilidade é determinada, sendo ela pré ou pós-fixada.

O Diário da Manhã irá explicar as características de ambas as modalidades do CDB e exploramos suas vantagens, proporcionando uma visão completa para quem busca opções seguras de investimento.

Modalidades Pré-Fixado e Pós-Fixado:

Ao optar pelo CDB pré-fixado, o investidor tem a vantagem de conhecer exatamente o valor do rendimento no momento da contratação. Por exemplo, ao investir em um CDB com uma taxa de 15% ao ano, o rendimento é estabelecido previamente e não sofre variações de acordo com o cenário econômico subsequente. Isso implica que, em um contexto de queda nas taxas de juros, o rendimento do CDB pré-fixado será superior ao de um CDB pós-fixado, considerando taxas iniciais iguais.

No CDB pós-fixado, a rentabilidade está vinculada a um indexador, como o CDI ou a taxa Selic. Em consequência, o rendimento acompanha as oscilações do mercado financeiro. Quando o indexador aumenta, a rentabilidade do CDB pós-fixado também cresce; da mesma forma, se o indexador diminui, a rentabilidade é reduzida.

Vantagens e Desvantagens do CDB:

O CDB apresenta-se como uma opção atraente para investidores em busca de rentabilidade segura. Suas vantagens incluem um rendimento superior à poupança, tanto na modalidade pré quanto pós-fixada, e a previsibilidade dos ganhos. Os prazos de investimento podem variar, oferecendo flexibilidade de acordo com a necessidade do investidor. Além disso, o CDB conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura até R$ 250 mil por conglomerado por CPF, proporcionando tranquilidade aos investidores.

No entanto, algumas desvantagens também devem ser consideradas. O CDB pode incorrer em taxas por resgates antecipados e possui prazos de carência. A valorização dos títulos pode variar entre diferentes emissores, e a liquidez pode ser baixa caso o CDB não seja um ativo de liquidez diária. Ademais, o aporte mínimo necessário para investir pode ser considerado elevado, dependendo da instituição emissora.

Desvendar as nuances do CDB, especialmente nas modalidades pré e pós-fixado, é essencial para uma tomada de decisão informada no universo dos investimentos. Com sua segurança e potencial de retorno, o CDB continua a ser uma alternativa relevante para quem busca equilíbrio entre rentabilidade e risco.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias