Home / Economia

ECONOMIA

Feijão Social é atração pública na Tecnoshow

A nova variedade foi desenvolvida para atender às necessidades específicas da agricultura familiar

Imagem ilustrativa da imagem Feijão Social é atração pública na Tecnoshow

O Feijão Social é uma das grandes atrações da Tecnoshow em Rio Verde, região do Sudoeste Goiano. A presunção é a de que o feijão, ao lado do arroz e do bife, seja um dos principais componentes do cardápio do brasileiro. Mas há outras atrações, sobretudo máquinas e outros componentes agropecuários de última geração. Se as empresas privadas marcam presença numa das maiores feiras do País, os governos estadual e federal montaram seus estandes.

O Estado anuncia várias ações, entre elas orientações sobre bioinsumos, FCO Rural, novo cultivar de feijão voltado para o social, oficina de drones e atendimentos sobre outorga de uso de água. Diversos órgãos e unidades governamentais apresentam inovações e serviços da cadeia produtiva.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento leva informações sobre o Programa Estadual de Bioinsumos, o Agro em Dados e o FCO Rural. Foi lançada, também, a Plataforma Aroeira, que reúne dados sobre os programas e ações estaduais voltados ao agro. “Nosso objetivo é oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para os produtores goianos”, destaca o secretário Pedro Leonardo Rezende.

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realiza reuniões sobre o Serviço de Inspeção Municipal e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) oferta atendimentos sobre outorga de uso de água.

Técnicos da Agência de Fomento do Estado atendem os interessados em crédito para financiamento. Em uma das linhas disponíveis, o limite é até R$ 100 mil, com prazo até 48 meses, carência até 12 meses e taxa de juros de 0,5% ao mês. O FCO, por sua vez, tem limite de até R$ 499 mil.

Já a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação promove uma oficina de drones, exposições de óculos de realidade aumentada e impressora 3D e disponibiliza um ponto de descarte de equipamentos eletroeletrônicos. O órgão ainda apresenta o HUB Goiás – um centro de apoio ao empreendedorismo localizado em Goiânia – e editais abertos para seleção de projetos.

Feijão Social

No estande da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o público pode conhecer uma nova cultivar de oleaginosa, o Feijão Go Social, que possui alta produtividade e adaptação ao solo e ao clima. A nova variedade foi desenvolvida para atender às necessidades específicas da agricultura familiar. O cultivo do grão requer baixo uso de insumos, sendo uma opção ambientalmente sustentável e econômica.

No espaço também será possível visitar um modelo de integração de culturas das variedades pesquisadas e produzidas pela Emater. O consórcio conta com o plantio de arroz serra dourada, abacaxi pérola jupi, banana maçã e banana marmelo, milho AL Bandeirante, mandioca BRS 420 destinado à indústria e BRS 429 para o consumo doméstico, além do Feijão GO Social.

Por fim, 20 produtores estarão presentes comercializando queijos, paçocas, artesanatos, manteiga, doces, quitandas, rapaduras, conservas e mel, entre outros. “A Tecnoshow é um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil e uma importante vitrine para divulgar o trabalho social e tecnológico da Emater em Goiás. Estamos presentes desde a primeira edição”, conclui o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

O estande do Sistema OCB/GO na Tecnoshow ficará aberto ao público durante todos os dias do evento. O espaço oferecerá aos visitantes um minicurso de introdução ao cooperativismo do projeto SementesCoop, com emissão de certificado e entrega de brindes para crianças, jovens e adultos. Em todas edições da feira, centenas de estudantes passaram em média, por dia em visitas agendadas por instituições de ensino e também em demandas espontâneas

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias