Home / Economia

ECONOMIA

Dia do Trabalhador: Os desafios do Home Office em tempos de pandemia

Como está o seu trabalho hoje? De onde você cumpre sua jornada diária atualmente? Tem algum canto específico dentro de sua casa onde você reservou para exercer seu trabalho? Todas as vezes ao sair de casa, durante o trajeto sempre pensar em uma estratégia nova, chegar na empresa dar aquele bom dia aos colegas. Parece que já faz tanto tempo que muito pouco vivemos toda essa rotina. Mas faz sim, muito tempo. Aliás, o dia do trabalhador já não é mais o mesmo. 

Desde 2020 todo mundo passou a viver em um confinamento dentro de suas casas, uma espécie de ‘’ reality show da vida real’’, tudo por conta da pandemia do novo coronavírus. A partir de então, tivemos que mudar hábitos e rotinas.

A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças significativas no mundo do trabalho, antecipando tendências que vinham sendo gradativamente implantadas como o Home Office e a seleção de profissionais de forma totalmente online.  

No futuro do trabalho, que já está se desenhando no mercado, as mudanças abrangem também as relações de trabalho, configurações dentro das empresas para priorizar a segurança e saúde dos funcionários, critérios de contratação e formas de medir a produção dos profissionais.

A grande mudança trazida pela Covid-19 foi a implantação do home office pelas empresas. Com o isolamento para conter a propagação da doença, o trabalho remoto foi a saída encontrada para continuar as atividades, pelo menos para aqueles profissionais cujo emprego não exige presença física em um local específico.

Essa medida adiantou uma prática que vinha sendo implantada de forma gradual antes da pandemia por algumas empresas, limitada a alguns dias da semana. Porém, quando todos foram pegos de surpresa pelo o coronavírus, as pessoas começaram a desempenhar suas funções em home office. Modalidade esta que exige muita disciplina, foco, e força de vontade.

Em pesquisa realizada pelas as redes sociais com trabalhadores que em algum momento tiveram que exercer suas funções em casa, desde o início da pandemia, 80% dos entrevistados disseram que muda completamente a rotina quando está em home office, pois a jornada se torna cansativa e estressante, principalmente para as mulheres, que além do trabalho, tem também a rotina de casa, e isso faz com que dobre o serviço diário e tira o foco da pessoa.

No entanto, essa mudança traz desafios como continuar produtivo sem a supervisão direta do chefe ou perto dele, mantendo o mesmo número de horas trabalhadas; aumento de gastos com água, luz, internet e mobiliário adequado em casa; capacidade de manter a comunicação de forma virtual com o distanciamento físico de chefes e colegas; além do equilíbrio do trabalho em casa com a vida pessoal. 

O trabalho remoto foi o que mais ganhou destaque ao longo da pandemia de Covid-19. Contudo, o empecilho da falta de contato físico pode trazer ruídos na comunicação e afetar a produtividade em casa. Em suma, o colaborador precisa ter foco e muita disciplina para que o home office funcione de fato. 

Relações de trabalho

Ana Luiza de Almeida, 42 anos, é gestora de RH e faz uma ressalva sobre a mudança nas relações de trabalho presencial com a interação online. De acordo com ela, no home office o grande desafio das empresas é manter todos os colaboradores engajados, mesmo estando em home office, pois a empresa precisa dar lucro.

A gestora de RH ainda ressalta que, os profissionais deverão ter uma atitude proativa de conexões com os colegas. Ao invés de mandar e-mail, por exemplo, puxa a conversa em uma ferramenta online onde assim todos poderão se ver e ter uma melhor interação.

Portanto, no dia do trabalhador e em todos os dias, valorize as pessoas que fazem o negócio seguir um dia após o outro. Esteja em contato constante com os profissionais, ainda mais nesta época de crise sanitária, enaltecer todos os profissionais independente se estão de home office ou presencial, é a chave do sucesso.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias