Home / Economia

ECONOMIA

Pesquisa do Procon aponta variação de 273% no preço dos pescados

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Procon Goiás nesta quarta-feira (24), a variação no preço dos pescados chega à 273% em Goiânia.

De acordo com a pesquisa a maior variação de preço foi no quilo do Camarão Rosa médio (limpo), com menor preço de R$ 45,00 e maior preço de R$ 167,99.

O aumento no consumo de pescados é muito comum nesta época do ano em que temos a quaresma, no entanto alguns empresários reclamaram da baixa procura pelo produto que deve aumentar na próxima semana.

O Procon Goiás visitou 17 estabelecimentos localizados em Goiânia e apurou os preços de 41 itens para orientar os consumidores na hora da compra:

"Devido ao início da pandemia da Covid-19 no Brasil, em meados do mês de março do ano passado, quando praticamente todos os segmentos tiveram suas atividades suspensas, a pesquisa de preços de pescados pelo Procon Goiás ficou prejudicada, não sendo possível sua realização", informou o Procon Goiás, acrescentando que:

"Desta forma, não é possível traçar a comparação dos preços médios dos últimos 12 meses.Ao considerarmos os preços médios de 2019 aos praticados atualmente, os pescados tiveram um aumento médio de 9,38%".

Aumento no preço dos pescados. Foto:Reprodução/Procon Goiás.

Também foram divulgadas pelo Procon Goiás, algumas dicas de cuidados à serem observados na hora da compra:

  • Nos supermercados, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e insetos;
  • No caso de peixe congelado e vendido em embalagens, o balcão não pode estar superlotado, pois isto impede a circulação de ar refrigerado comprometendo a qualidade do produto;
  • Deve ser verificado ainda se o produto tem o selo de inspeção, data de acondicionamento e prazo de validade;
  • Verifique ainda se há presença de água ou sinal de umidade próximo ao freezer, pois isso pode ser um indicativo de que o freezer foi desligado ou teve a temperatura reduzida durante a madrugada e isso também pode prejudicar a qualidade do pescado;
  • Pressione o dedo para constatar a firmeza da barriga do peixe, ele deve voltar ao formato original;
  • Veja se os olhos estão com aspectos brilhantes e salientes;
  • Também é preciso checar se as guelras estão vermelhas e se as escamas estão bem presas ao corpo;
  • No caso de bacalhau e outros peixes secos, não devem apresentar manchas vermelhas ou pintas pretas no dorso, nem umidade, o que pode indicar presença de bactérias;
  • Observe ainda o sal grosso se desprendendo, significa que o bacalhau não está úmido, pois se estivesse, a umidade sugaria o sal.

O Procon Goiás também fez uma alerta para os cuidados higiênicos, considerando o coronavírus."Devido à pandemia da Covid-19, tenha cuidado com a higienização. Após o manuseio dos produtos, lembre-se de lavar as mãos com água e sabão ou utilize o álcool 70% (gel ou líquido)", afirma.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias