Home / Brasil

BRASIL

Desemprego no Brasil atinge novo recorde

Nesta quarta-feira (31) a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, divulgou o novo recorde de desemprego no Brasil. A taxa de desocupação está em 14,2% esse ano. Este é o maior número de desocupados desde 2012, quando foi iniciada a série histórica.

Segundo a pesquisa, 14,3 milhões de brasileiros estavam desempregados neste início de ano. Os dados revelam ainda que o aumento se trata de um percentual analisado desde de janeiro desse ano. No ano passado a taxa estava em 12,2%.

Aumento da taxa de desocupação desde o 2012 a 2020

Economia

Com o agravamento da pandemia no começo desse ano, indicadores mostram uma queda das atividades econômicas e da confiança de empresários e consumidores perante ao mercado de trabalho.

Para alguns economista a situação econômica e desemprego no país podem começar a melhorar apenas no segundo semestre desse ano. Isso contando com uma vacinação mais rápida e menos incertezas na economia. 

Os dados da pesquisa (Pnad Contínua) ressalta que a população ocupada também atingiu o patamar mais baixo das pesquisas. Chegando a 47,1%, a menos de brasileiros trabalhando. A taxa calcula a proporção de pessoas ocupadas dentro da idade permitida para trabalhar. Lembrando que o Brasil tem aproximadamente 211 milhões de pessoas, contando com todas as faixas etárias de idades e gênero.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias