Home / Economia

ECONOMIA

IFC e SICREDI desenvolvem capacitação para ajudar Microempresas e PMEs a sobreviverem à pandemia

A International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, está trabalhando em parceria com o banco cooperativo Sicredi Brasil Central (BRC) para apoiar micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) nas regiões de Mato Grosso do Sul, Goiás, Oeste da Bahia e Tocantins, no enfrentamento dos desafios colocados pela pandemia de Covid-19.

Os 319.451 cooperados da Central Sicredi BRC têm à disposição uma capacitação online, grátis, para ajudar na solução de temas práticos do dia a dia. A trilha de micro vídeos “O seu negócio não pode parar” possui dez episódios, que abordam dicas sobre controle de custos, elaboração de plano de negócios, empréstimos durante a pandemia, linha de crédito e mudança de perspectiva em meio à crise, entre outros assuntos.

O material foi elaborado a partir do conteúdo do Programa de Capacitação para MPMEs em Tempos de Crise, desenvolvido pela IFC para apoiar seus parceiros estratégicos no fortalecimento de capacidades de seus clientes durante a pandemia. O Programa está alinhado com a estratégia de Inclusão Financeira do Grupo Banco Mundial, cujo objetivo é expandir o acesso financeiro para pequenas e médias empresas, para promover seu crescimento e proteger empregos em mercados emergentes.

Os vídeos chegam aos cooperados por whatsapp e estão sendo exibidos nas redes internas de TV do Sicredi BRC e estão também disponíveis na plataforma youtube. A IFC e o Sicredi BRC trabalham em parceria desde 2013 em projetos de assessoria técnica e investimentos.

“Esses vídeos online gratuitos fornecem recursos práticos e conteúdo de qualidade para micro e pequenas empresas. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a IFC, reiterando nosso compromisso com nosso país, suas comunidades, e apoiando as empresas a emergirem desta crise econômica causada pela COVID-19", adiciona Leikson Junio de Faria, Assessor de Negócios da Central Sicredi Brasil Central. A série de vídeos online complementa o programa Eu Coopero com a Economia Local, que foi desenvolvido pelo sistema Sicredi para chamar a atenção para a valorização dos pequenos negócios como resultado das limitações causadas pela Covid-19 e direcionado à comunidade empresarial que requer suporte e assessoria especializada para reativar seus negócios.

Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que a pandemia impactou grande parte dos pequenos negócios no Brasil. O levantamento indicou que 31% das empresas – cerca de 5,3 milhões de empreendimentos -mudaram o funcionamento e precisaram se adaptar para manter a saúde financeira. Para outras 10,1 milhões de empresas (58,9%), a decisão foi interromper as atividades temporariamente.

O Brasil conta com mais de 17,5 milhões de pequenos negócios, que contribuem com 27% do PIB do país e empregam cerca de 44,8% da mão de obra formal, de acordo com dados do Sebrae. Diante da crise, a sobrevivência desse segmento é um vetor importante para a preservação de empregos e desenvolvimento socioeconômico do país.

Para Rogerio Santos, executivo da IFC responsável por Instituições Financeiras no Brasil e no Cone Sul, “apoiar as micro e pequenas empresas é uma prioridade estratégica para a IFC, pois elas são um importante motor de criação de empregos e de desenvolvimento socioeconômico do país a médio prazo. Iniciativas como essa série de micro vídeos online são ferramentas que as empresas precisam para enfrentar a atual crise econômica”.

A IFC investe no setor privado do Brasil desde 1957, endereçando os desafios mais críticos para o desenvolvimento do país, incluindo os de urbanização, inclusão social, saúde, educação, competitividade e produtividade e gerenciamento de recursos naturais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias