Home / Economia

ECONOMIA

Fieg estimula parcerias com prefeituras goianas

Em projeto que busca maior interiorização de suas atividades e parcerias público-privadas com cidades goianas, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou segunda-feira (15/02) o segundo encontro deste ano com prefeitos municipais.

Desta vez, foram recebidos na Casa da Indústria, em Goiânia, os gestores Erivaldo Silva, de Itapirapuã, na Região Oeste Goiano, e Anatair Santana, de Morro Agudo de Goiás, no Centro Goiano, interessados em conhecer as oportunidades de parceria oferecidas pelo Sistema Fieg aos municípios goianos.

O encontro foi acompanhado pelo secretário municipal de Administração de Fazenda Nova, Francisco Costa, e pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania), que também acompanhou, dia 1º de fevereiro, os prefeitos Gabriel Castro (Novo Brasil) e Ana Paula Oliveira (Rio Quente), em visita às instalações do Sesi e Senai Vila Canaã, em Goiânia.

"Vamos trabalhar juntos! Contem com o apoio das instituições do Sistema Fieg para promover um melhor ambiente da negócios", disse o presidente da Fieg, Sandro Mabel, que participou do último encontro por meio de videoconferência e ressaltou, ainda, que a Federação das Indústrias busca contribuir com o desenvolvimento dos municípios, sobretudo nesse decisivo momento pós-pandemia, fomentando a retomada da economia.

Os prefeitos falaram sobre a expectativa de parcerias com o Sistema Fieg, lembrando a atuação de Sandro Mabel quando parlamentar com a realização de diversas iniciativas em prol dos municípios. O deputado Virmondes Cruvinel também reconheceu a disposição do Sistema Indústria em contribuir com o desenvolvimento de Goiás.

"É uma oportunidade de promover conexão em um momento que é preciso se reinventar, diante dos impactos da pandemia. Com praticidade e boas ideias, podemos avançar com a geração de empregos nos municípios do interior", avaliou o parlamentar.

Ações envolvem portfólio do Sesi, Senai e IEL
As parcerias com o Sistema Fieg incluem ações no âmbito do diversificado portfólio de produtos e serviços do Sesi, Senai e IEL, em áreas como educação básica, educação profissional, saúde e segurança na indústria, estágio, jovem aprendiz, programa de desenvolvimento de fornecedores, gestão da inovação, robotização de processos, entre outras.

No caso do Sesi e Senai, por exemplo, os prefeitos foram orientados sobre a possibilidade de obter recursos do governo federal na área de educação, envolvendo EJA (Educação de Jovens e Adultos) e ensino fundamental, além da oferta, via plataforma virtual customizada, de cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas.

No campo de atuação do IEL, entre outras iniciativas, chamou atenção dos gestores municipais a possibilidade da implantação de projetos na esteira do conceito de smart cities (cidades inteligentes), com enfoque na criatividade e sustentabilidade, por meio do uso da tecnologia em seu processo de planejamento, com participação efetiva dos cidadãos, numa interação visando ao desenvolvimento econômico e à melhoria da qualidade de vida. O IEL se propõe a fazer diagnóstico do potencial econômico dos municípios para exploração e gestão da respectiva vocação regional.

Os diversos produtos e serviços das instituições da indústria foram apresentados aos prefeitos pelos superintendentes Paulo Vargas (Sesi/Senai), Humberto Oliveira (IEL Goiás) e João Carlos Gouveia (Fieg), além da gerente sindical da Fieg, Denise Resende. O evento foi acompanhado pelo diretor de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Claudemir Bonatto; pelos gerentes do IEL Goiás Cleider da Fonseca (Mercado Público) e Sandra Márcia Silva (Desenvolvimento Empresarial) e pelo coordenador técnico da Fieg, Alessander Araújo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias