Home / Economia

ECONOMIA

Você sabe o que é o PIX? Entenda sobre a nova ferramenta do Banco Central

O Banco Central (BC) disponibilizou uma nova ferramenta que promete agilidade nas transações bancárias. Inicialmente com a proposta de transferência de dinheiro instantânea entre contas, independente se pertencem ou não a mesma instituição financeira, esse serviço veio para substituir o TED, DOC e alguns outros serviços realizados com cartões de crédito e débito.

Sua premissa é que funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, acabando com o problema existente hoje em dia, em que, transações realizadas finais de semana e feriado são concluídas apenas no próximo dia útil, com o PIX é tudo instantâneo, além disso é totalmente gratuito para pessoas físicas, até então, nas instituições financeiras tradicionais, transferências para outros bancos eram cobradas uma taxa.

O serviço funciona da seguinte forma; você pode escolher um banco da sua preferência, ou mais de um, para cadastrar suas credenciais para poder receber transferências e pagamentos. Essas credenciais podem ser; número do seu CPF, número do seu celular, e-mail, ou alguma outra aleatória fornecida pelo seu banco.

As credenciais irão substituir as atuais informações como número da conta e agência, para transferir dinheiro. Com o Pix esses dados não serão mais necessários, você pode, por exemplo, passar o número do seu celular para receber as transferências, caso tenha cadastrado como credencial.

Você pode cadastrar o serviço do PIX em mais de um banco, porém não pode usar a mesma credencial cadastrada, por exemplo, no Banco X você cadastrou seu CPF como credencial, caso queira usar o PIX no Banco Y o CPF não poderá ser usado mais, terá de escolher entre as outras opções disponíveis como número de celular, e-mail, ou gerar uma aleatoriamente no banco. Você pode ter até quatro credenciais cadastradas no mesmo banco.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias