Home / Economia

ECONOMIA

SESCOOP/GO completa 21 anos, com previsão de 70% a mais de investimentos

Entidade comemora aniversário com balanço de mais de 800 mil atendimentos e aumento de recursos para a capacitação de dirigentes, cooperados e colaboradores das cooperativas goianas, para fazer frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP/GO) completa 21 anos, nesta quarta-feira (28), com uma marca significativa de mais de 804 mil atendimentos realizados e uma previsão de aumento nos recursos em capacitação profissional de colaboradores, cooperados e dirigentes das cooperativas. O valor orçamentário para 2021, que seria de cerca de R$ 5 milhões, passou para R$ 8,5 milhões – 70% a mais do que o previsto.

Esse acréscimo foi possível graças a um adicional que a OCB/GO liberou para utilizar nos projetos do SESCOOP/GO, equivalente a 60% do valor que cada cooperativa contribuiu para a entidade sindical neste ano, que será reinvestido. Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o valor extra aplicado em projetos de formação profissional e promoção social será fundamental para reforçar e preparar as cooperativas goianas para o período de retomada da economia.

"Os Conselhos de Administração do Sistema OCB/GO se mostraram sensíveis à necessidade de nossas cooperativas investirem cada vez mais em profissionalização da gestão e dos colaboradores, principalmente no período pós-pandemia, o que deve aumentar a competitividade entre as empresas e desafiar dirigentes e colaboradores a uma maior produtividade e agregação de valor aos produtos e serviços", explica.

De acordo com o superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Júnior, se o passado e o presente da entidade são motivos de orgulho, o futuro promete avanços ainda maiores. “Em momentos de dificuldades, o cooperativismo dá avanços maiores, graças à união e a esse foco na profissionalização das pessoas. Já temos nas cooperativas um quadro muito qualificado, mas ele é aprimorado a cada dia”, aponta.

Desde a sua instalação, em 28 de outubro de 1999, o SESCOOP/GO já realizou mais de 804 mil atendimentos em formação profissional e promoção social. Somente no ano passado, cerca de 72 mil pessoas foram atendidas em cursos, palestras, seminários e outros eventos, que somaram 8,6 mil horas.

O superintendente do SESCOOP/GO diz que a entidade é uma grande parceira das cooperativas para auxiliá-las a serem mais competitivas, fornecendo os recursos e meios para profissionalização, em um mercado que a cada dia exige mais eficiência. Nesse ambiente, o modelo de negócio cooperativista se sobressai por suas qualidades inerentes, notadamente a união dos cooperados. “Trabalhamos num sistema de intercooperação, o qual possibilita que todos tenham ganhos”, ressalta.

O SESCOOP/GO também se preocupa em acompanhar a rápida evolução de tecnologias e conceitos nas mais diversas áreas impostas pelo mercado. “Estamos focando mais em comunicação e em inovação. Estamos acompanhando essas tendências para trazer sempre o melhor para as cooperativas”, afirma Jubrair Júnior. Ele reforça a importância da união no cenário em que, cada vez mais, o mundo valoriza o capitalismo consciente. “Neste sentido, as cooperativas têm terreno muito fértil para crescer. A responsabilidade social já está no DNA do cooperativismo”, frisa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias