Home / Brasil

BRASIL

“Essa história de matar índios e queimar florestas é um exagero, afirma Paulo Guedes

Nesta segunda-feira (19/10), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse haver um certo “exagero” nas informações divulgadas sobre as mortes de indígenas e o aumento das queimadas na Amazônia.

A declaração do ministro da Economia foi feita nesta manhã durante sua participação no evento online US-Brazil Connect Summit, organizado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

“Toda essa história sobre matar índios, sobre queimar florestas, é um exagero”, disse Guedes. “A Amazônia não queimou em um ano e meio, se algo está errado foi pelos últimos 30 anos”, afirmou em seguida.

Guedes ressaltou ainda, que é preciso “nos ajudar”, ao invés de “só criticar”. “Só quem não conhece o Brasil acha que gostamos de queimar a floresta”, complementou, durante o discurso.

Apesar das alegações do ministro, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que, nos 30 dias de setembro, o Pantanal acumulou 8.106 focos de calor, superando em 35% o recorde histórico de 5.993 registrado em agosto de 2005. Em que no último “um ano e meio” as queimadas e desmatamentos da Amazônia e do pantanal têm de fato aumentado consideravelmente.

Além disso, o número representa o maior valor desde que o Inpe começou o monitoramento no Pantanal em 1998. Em 2020, os focos de calor na região somam 18.259, o triplo do que foi observado em no ano passado.

Já na Amazônia, foram cerca 30 mil queimadas somente em agosto deste ano. Setembro ficou no mesmo patamar (32 mil), valor 60% acima do registrado do mesmo período de 2019.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias