Home / Economia

ECONOMIA

Articulação de Wilder incentiva retomada segura das atividades econômicas

O Ex-secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, o empresário Wilder Morais (PSC) teve papel decisivo sobre a retomada das atividades econômicas, sem previsão para novo fechamento, na próxima terça-feira (14/7).

A retomada se dará uma semana após o ex-senador intermediar uma reunião entre representantes do setor produtivo goiano e o governador Ronaldo Caiado.

“Nesse momento difícil para todos não há espaço para a intransigência. Por isso me vejo na obrigação de fazer a intermediação para selarmos um pacto entre o governador Ronaldo Caiado e o setor produtivo de Goiás. Avançamos numa reunião com representantes do empresariado e o governador. Nossa proposta é construir uma solução entre empresários e o Governo do Estado que seja capaz de conciliar cuidados com a saúde com retomada da economia”, disse Wilder Morais sobre a reunião que reuniu cerca de 20 representantes do setor. “O setor produtivo se comprometeu em monitorar e a ajudar para que não volte a fechar”, acrescentou.

Na mesma semana, o governador Ronaldo Caiado se reuniu com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, para tratar da retomada das atividades. O governador chegou a gravar um vídeo em que destacou que terça-feira as atividades serão retomadas, mas com responsabilidade. “O protocolo está sendo escrito aqui para a capital, com a participação do prefeito, da sua equipe, com a nossa equipe para que possamos abrir e continuar com a responsabilidade de diminuir cada vez mais a contaminação dos pacientes. É contando com a participação da população de todos nós, para enfrentarmos a pandemia e a partir da terça-feira que estaremos voltando as atividades, mas com muita responsabilidade”, disse o governador.

Um novo decreto deve ser publicado nesta segunda-feira (13) com as novas regras. No documento, não haverá nenhuma data de fechamento, salvo se o sistema de saúde entre em colapso com uma aceleração aguda das contaminações por covid-19. Entre as atividades que estarão liberadas para a retomada estão bares, restaurantes e celebrações religiosas.

"Após 120 dias fechados, a expectativa é grande pela reabertura. Acredito que seja de extrema importância a partir de agora entender a relevância de voltar à rotina com segurança e cumprindo os protocolos", disse Fernando Jorge, presidente da Abrasel Goiás.

Lojas de rua, shoppings e o comércio da Região da Rua 44 também estarão liberados. O decreto da prefeitura de Goiânia deve seguir os parâmetros do estadual.

Os efeitos da reunião intermediada pelo ex-secretário Wilder Morais foram sentidos pelos líderes das entidades representativas. Segundo Jairo Gomes, presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), o governo estadual e a prefeitura de Goiânia voltaram a estabelecer um diálogo bastante produtivo para que o comércio na capital volte a funcionar de forma continuada, mas adotando rigorosos protocolos de saúde e sanitários.

“Tanto o prefeito Iris Rezende quanto o governador Ronaldo Caiado se manifestaram nos últimos dias bastante sensíveis com a situação do comércio em Goiânia, que vive uma situação angustiante de empresas que já não conseguem recuperar seus prejuízos e de demissões em massa. Os empresários querem sim preservar vidas, isso é inquestionável, mas é preciso que as empresas mantenham um mínimo de atividade para que empregos sejam mantidos, evitando problemas graves num cenário pós-pandemia. A fome já bate à porta de muitas famílias que dependem da 44, e isso não pode deixar de ser visto pelo poder público, mesmo neste momento, que sabemos, é delicado”, disse Jairo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias