Home / Economia

ECONOMIA

Famílias ficam mais endividadas em junho

De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) houve aumento de famílias brasileiras endividadas, aquelas com dívidas, em atraso ou não, e inadimplentes, ou seja, com dívidas ou contas atrasadas, no mês de junho deste ano. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18) pela Agência Brasil.

De acordo com os dados o percentual de pessoas endividadas chegou a marca de 67,1%. O número está acima dos 66,5%, nível atingido em maio de 2020. Também foi maior que a soma de junho do ano passado: 64%. Conforme a reportagem, é o maior patamar da série que teve início em 2010.

Segundo a CNC, o cálculo relacionado aos inadimplentes pontuou 25,4% em junho deste ano. A apuração aponta que o total também está acima dos resultados de maio de 2020, 25,1%. Em junho do ano passado, a marca era de 23,6%.

Conforme a matéria, o percentual de famílias que não terão condições de pagar as contas chegou a 11,6% neste mês. O número é maior do que o total registrado em maio deste ano, 10,6%. A soma também é superior ao total atingido em junho de 2019, 9,5%.

A reportagem destaca ainda que de acordo com a CNC, o endividamento cresceu entre as famílias de renda mais baixa enquanto teve queda nas famílias com renda mais alta. Para as famílias com renda até dez salários mínimos, o percentual de endividados cresceu de 67,4% em maio para 68,2% em junho. Por outro lado, para as que têm renda acima de dez salários mínimos, esse mesmo percentual caiu de 61,3% em maio para 60,7% em junho, conforme a agência.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias