Home / Economia

ECONOMIA

Previsão do PIB do Banco Central aponta declive de 1,95% no 1º trimestre de 2020

A economia brasileira registrou um queda de 1,95% no primeiro trimestre de 2020, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), dados fundamentados em um estudo de previsão do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (15).

A redução entre meio janeiro e março deste ano foi avaliada pela comparação com o quarto trimestre de 2019. O resultado foi calculado após ajuste sazonal, um "contrapeso" para equiparar os períodos diferentes de um ano.

Quando a confrontação é realizada com os números do primeiro trimestre de 2019, embora, o IBC-Br aponte uma redução menor, de 0,28%, sem ajuste sazonal.

O Produto Interno Bruto (PIB) é o resultado dos números de todos os bens e serviços produzidos no país e transparece os índices de evolução da economia.

A crise de saúde sanitária causada pela Covid-19 começou a impactar a economia de maneira mais expressiva a partir de meados de março, quando foi exposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na data de 11 de março para ser mais preciso.

Os governos brasileiros deram inicio as medidas de prevenção de distanciamento social também a partir de meados de março - momento em que o Distrito Federal suspendeu as aulas. Em 13 de março, São Paulo e Rio de Janeiro anunciaram medidas para controlar a circulação e a aglomeração de pessoas.

O IBC-BR do Banco Central é um gráfico criado para prever os números do PIB, mas os números oficiais do PIB do primeiro trimestre serão informados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 29 de maio.

No período de 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB aumentou 1,1%. Pior resultado de três anos.

Estimativa para 2020

Devido aos danos da causados pela pandemia, o mercado financeiro calculou, na semana passada, um baque de 4,11% para o PIB de 2020.

A realidade dos fatos da pandemia têm contribuído negativamente com as atividades da economia mundial e expondo o mundo todo a uma desenfreada recessão.

O BC divulgou, nesta semana, que sua real situação prevê "queda forte do PIB na primeira metade deste ano", seguida de uma recuperação gradual a partir do terceiro trimestre de 2020.

O governo, previu uma encolhimento de 4,7% para este ano - considerando que as medidas de distanciamento social se terminarão em maio.

O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) estimam queda do PIB brasileiro de, respectivamente, 5% e 5,3%.

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias