Home / Economia

ECONOMIA

Copom analisa metas da taxa Selic e prevê queda de 3,25%

A comissão de Política Monetária do Banco Central (Copom) cumprirá agenda de reunião nesta quarta-feira (6), e a perspectiva dos técnicos do seguimento financeiro prevê um decréscimo da taxa básica de juros de 3,75% para 3,25%.

Se assegurado, a alíquota será a mais inferior da taxa Selic desde 1999, na ocasião em que passou a valer o regime de metas para a inflação. A definição do BC será divulgado hoje às 18h.

A probabilidade financeira é que a taxa básica de juros inclua uma novo encolhimento referente ao mês de junho, alterando-se para 2,75% ao ano, degrau no qual era previsto para finalizar o ano de 2020.

Quadro Econômico

A determinação do Copom virá em um período de robusto impacto negativo no que se refere a competência dos níveis de atividades da economia mundial em relação a crise de pandemia do novo vírus (Covid-19), o que tem abalado o padrão de inflação.

A frente da situação, o Fundo Monetário Internacional (FMI) antevê que a crise de saúde sanitária vai deslocar a economia mundial a uma de queda de 3% em 2020, neste ano, o maior dano de performance desde a crise de 1929.

No Brasil, as cautelas do FMI e do Banco Mundial apresentam reparação econômica excedente a 5% em 2020. Os especialistas de economia apontam uma queda de 3,7%.

O resultado do forte impacto nas atividades econômicas, as valias tem despencado. Em março, o indicador Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), tabela que analisa a inflação oficial, somou 0,07%, menor índice para o mês desde 1995.

Os especialista prevem que o IPCA de 1,97% em 2020, ou seja, menor que o piso de 2,5% esperado pelo sistema de metas.

Pela critério válido, o IPCA pode flutuar de 2,5% a 5,5% não expondo a meta em risco de descumprimento. No período que a meta não é atingida, o BC tem de penejar um documento público descrevendo as motivações.

A previsão de inflação é firmada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central aumenta ou diminui a taxa básica de juros da economia (Selic).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias