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Categoria de serviços despenca 6,9% em março, maior impacto desde 2011

O acumulo de atividades prestadas no Brasil teve forte impacto registrando nível recorde de decadência 6,9% em março, confrontando os dados de fevereiro, consequência dos primeiros baques causados pela crise de saúde sanitária de Covid-19 na atividade econômica, informação repassada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Resultado corresponde ao pior resultado mensal já presenciado na história da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), instituída em janeiro de 2011.

Segunda baixa mensal seguida do setor, que já tinha resultado negativo de 1% em fevereiro.

Resultado de serviços às famílias despenca 31,2%

De acordo com pesquisas do IBGE, elaborada em março, no total de 5 atividades avaliadas apontaram quedas no período, com destaque para serviços fornecidos às famílias ( -31,2%, a desaceleração mais dura da série histórica) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-9%).

As maiores interferências da categoria que rotulam negativamente a menor receita das empresas do segmento de alojamento e alimentação (-33,7%) e das empresas de transporte aéreo (-27,5%) e terrestre (-10,6%).

“Esse tombamento é motivado, em grande parte, pelo isolamento social que impactou nos estabelecimentos comerciais, em especial os restaurantes e hotéis, que fornecem uma parcela significativa de serviços prestados às famílias. Outros ramos também sofreram influência após o fechamento parcial ou total, como os segmentos de transporte aéreo e algumas empresas de transporte rodoviário coletivo de passageiros”, concluiu o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

*Com informações do G1

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