Home / Economia

ECONOMIA

Março de 2020 registra menor inflação desde 1994

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) alcançou o menor nível avaliado em referência ao mês de março de 2020, isso não acontecia desde 1994, com a aplicação do Plano Real, quando o presidente Itamar Franco ocupava a cadeira de presidente do Brasil, de acordo com dados da inflação divulgados nesta quinta-feira (9), baseado em levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O índice arquivou uma taxa de 0,07%, superior a 0,75% tendo como base o mesmo período de março do ano anterior. O indicador do mesmo modo perdeu força com uma desaceleração para fevereiro deste ano de (0,25%).

A categoria de transportes foi o principal responsável pelo reajuste em março, consequência do reflexo da baixa elevada do valor das passagens aéreas (-16,75%) e dos combustíveis (-1,88%).

O responsável pela análise Pedro Kislanov, admite que os valores das passagens aéreas já estavam em situação de desaceleração comparado aos últimos meses e, em função disso, o período e muito curto para reconhecer que esse resultado de março tenha intermédio a pandemia de coronavírus que atinge o seguimento. 

“A instabilidade referente ao mês de março e resultado de referencias de preços tributados em uma tarifa firmada em janeiro para pessoas que teriam passagem área marcada para o mês de março, por isso, não podemos apontar que há relação com a pandemia. portanto isso pode ser um momento de queda apontado apenas pela demanda", conclui.

O coronavírus foi reconhecido como pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 11 de março deste ano.

Em compensação, o custo de vida das famílias brasileiras teve um aumento considerável gastando mais com alimentação durante o mês. A alto dos preços chegou a ultrapassar 0,11% em fevereiro para 1,13% em março, basicamente por conta da alimentação no domicílio (1,40%).

Kislanov acredita que "os dados indicam que as pessoas estão consumindo mais alimentos em seus lares, o que da a entender que houve uma mudança de comportamento das famílias que não estão saindo de casa para comer". Os alimentos que tiveram maior inflação tendo poder de decisão na hora da escolha de levar o item para casa em março foram cenoura, cebola, tomate, batata-inglesa e ovo.

No momento atual a carne ficou mais barata pelo terceiro mês seguido. A inflação concentra alta de 0,53% de janeiro a março deste ano e de 3,3% nos últimos 12 meses.

O IBGE indica os efeitos em análise de números levantados em um período de 30 dias pessoalmente, mas, devido à pandemia de coronavírus, o IPCA deste mês foi feito com base em pesquisas realizadas em sites de internet, por telefone ou por e-mail. Esta foi a primeira divulgação realizada desta forma.

Kislanov reconhece que a paralisação da coleta presencial modificou o número de preços coletados, mas isso não gerou problemas para a análise.

“Suprimos nossas necessidades e contornamos nossas dificuldades de coleta com a utilização de dados remotos. Por partes em alguns casos, a resposta foi muito positiva, como nos postos de combustíveis, em que boa parte dos preços foram coletados por telefone. Assim como outros institutos de estatísticas do mundo, estamos buscando maneiras de evitar uma redução drástica da nossa amostra”.

*Com informações do R7  

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias