Home / Economia

ECONOMIA

Governo de Goiás faz levantamento de dados para viabilizar a volta do comércio

O governador do estado de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) estuda medidas para aplicar no desenvolvimento das atividades econômicas, que operam em Goiás elaborando um estudo das questões de segurança para a reabertura do comércio, para não correr o risco do aumento de casos de contaminação por coronavírus.

Uma análise será feita a partir do cruzamentos de dados, para ter em mãos dados da real situação de Goiás, em relação ao novo vírus e, o resultado da pesquisa dará as autoridades formas cabíveis de elaborar um plano de retorno do comércio. O foco principal desse trabalho é dar atenção as possibilidades de flexibilização das regras para colocar as atividades econômicas para funcionar a partir do dia 19 de abril.

O governador tem feito observações nos últimos dias em relação a essa probabilidade. De acordo com informações do programa Roda Viva, da Cultura, na última segunda-feira (6), Caiado comunicou que a região Sul do Estado poderia ter suas atividades flexibilizadas antes do fim do decreto em vigor.

O governador usou sua rede social na última terça-feira (7), para transmitir ao vivo, as possibilidades de flexibilização das regras, reforçando que sua principal preocupação é estruturar a Saúde no estado, apostando que é essencial da importância a esse quesito. Os dados colhidos por contaminação de Covid-19 terá influência sobre a decisão.

O comunicado será divulgado pelas Secretarias de Indústria, Comércio e Serviços e Desenvolvimento Social. Todas sugestões serão analisadas pela Secretaria de Saúde de Goiás. Apesar, de existir a possibilidade de flexibilização dos decretos firmados, após a decisão pode haver necessidade que as regras voltem a vigorar. "Vamos acompanhar de perto o comportamento das pessoas, manter a atenção nas normas de afastamento" relatou o auxiliar de governo.

Propostas de mudança

As feiras de Hortifrutigranjeiros, por exemplo, estão funcionando normalmente desde a última segunda-feira (6), mas com limites determinados, com regras de distanciamento, de no minimo, um metro e meio entre as barracas e com sentido de circulação único de pessoas.

O comércio Goiano trabalha com limitações desde o dia 19 de março, quando teve o efeito do primeiro decreto publicado pelo governo estadual no dia 17, determinando o fechamento de estabelecimentos que não comercializam produtos essenciais à vida. Seguem abertos normalmente supermercados e farmácias. Aproximadamente 75% da indústria fechou as portas, logo após o decreto do dia 20 de março.

*Com informações do O popular

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias