Home / Economia

ECONOMIA

Desemprego atinge 12,9 milhões de pessoas

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (30) a taxa de desemprego no país aumentou para 12,2% nos primeiros três meses do ano em comparação com o último trimestre de 2019. A taxa atinge 12,9 milhões de pessoas. As informações foram publicadas pelo site UOL.

Segundo analista do IBGE procurada pelo site, ainda não é possível medir o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre o resultado, já que os dados são de janeiro a março.

A matéria destaca ainda que o desemprego teve alta de 1,3 ponto percentual sobre o trimestre anterior, que era de 10,9%. Conforme a publicação esse número representa 1,2 milhão de pessoas a mais na fila por um emprego.

Número de desempregados estimado pelo governo de março a abril é de 150 mil

O ministro da Economia, Paulo Guedes. Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

Conforme a Agência Brasil o Ministério da Economia estima que houve um aumento de 150 mil pessoas desempregadas no país entre março e a primeira quinzena de abril de 2020. O número é comparado ao mesmo periodo de 2019. Isso ocorre devido à crise causada pelas medidas de enfrentamento à Covid-19 no Brasil, segundo a publicação.

A agência ressaltou que segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, os números são baseado nos pedidos de seguro-desemprego registrados pelo órgão, além da estimativa de demanda reprimida de pessoas que não conseguiram solicitar o seguro por causa das restrições do atendimento presencial aos trabalhadores.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias