Home / Economia

ECONOMIA

Balança Comercial de Goiás aumenta 17,91%; balança do Brasil cai -15,97%

O Governo do Estado de Goiás, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) informa os dados da balança comercial goiana relativos ao mês de novembro de 2019 em conjunto com os dados acumulados do ano.

Os dados são disponibilizados pelo Ministério da Economia, por meio da ferramenta Comex Stat e são os dados mais atuais disponíveis no momento.

Os dados que têm sido disponibilizados através do Governo Federal, antes pelo MDIC e atualmente pelo Ministério da Economia, têm demonstrado a recuperação econômica que o Brasil tem enfrentado, especialmente devido ao esforço dos governos estaduais e dos empresários, para que a atividade econômica continue crescendo e retome sua pujança conforme também já apontado pelo Mercado.

Enquanto a Balança Comercial Brasileira (novembro de 2019) apresentou retração de -15,97% em relação às exportações do mesmo mês do ano anterior, na Balança Comercial de Goiás (novembro de 2019), as exportações aumentaram 17,91% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, Goiás teve participação de 3,24% nas exportações brasileiras.

Goiás ocupou a 10ª colocação no ranking de exportação dos Estados brasileiros e a 12ª posição no ranking de Estados importadores. Vale pontuar que as importações goianas tiveram crescimento de 17,55% em relação ao ano anterior, o que é positivo, dado que grande parte das importações no estado são de insumos para o setor produtivo goiano.

No ano de 2019, o saldo goiano manteve-se positivo, totalizando US$ 3.092.471.168 bilhões até novembro.

Como destaque, o complexo de Carnes (bovinas, aves e suínas) apresentou crescimento considerável em relação ao mesmo mês do ano anterior na ordem de 43,87%. De igual forma, o Complexo Soja atingiu um crescimento global de 83,42% em relação ao ano anterior, com destaque positivo para os bagaços e farinhas de soja com aumento na ordem de 386,37%, em relação ao mesmo mês de 2018.

O Complexo Milho teve crescimento de 48,70% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para o milho in natura e grãos trabalhados, que são os grãos utilizados de outro modo, como: descascados, esmagados, em flocos, em pérolas, cortados ou partidos.

No acumulado janeiro a novembro de 2019, observa-se uma retração no volume das exportações de Soja (-31,02%) e um crescimento considerável nas exportações de Milho (161,57%) e Algodão (51,37%).

Rio Verde foi o município goiano que mais exportou no decorrer do ano de 2019, seguido por Jataí, Mozarlândia, Barro Alto, Alto Horizonte, Luziânia e Goiânia. A China manteve-se como o principal país de destino das exportações goianas, adquirindo, em média, 40% de todo o volume exportado por Goiás. Países Baixos (Holanda), Coreia do Sul, Espanha e Japão figuram-se como os principais parceiros comerciais.

PAUTA DE IMPORTAÇÕES
As importações goianas aumentaram 17,55% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Os produtos farmacêuticos ocuparam a primeira colocação no ranking de produtos importados por Goiás em novembro de 2019, apesar de sua redução de -17,93% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Adubos e fertilizantes, em 2ª colocação no ranking, cresceram 117,80% em novembro de 2019, em comparação a novembro de 2018, pontuando a expectativa do setor produtivo em relação à safra, com aumento dos insumos que serão utilizados.

Anápolis, Catalão e Aparecida de Goiânia foram os municípios que mais importaram no ano de 2019. Quanto aos países de origem das importações goianas, destacam-se Estados Unidos, China, Alemanha e Japão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias