Home / Economia

ECONOMIA

Confiança do empresário industrial goiano segue em alta

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) divulgou, nesta sexta-feira (22), os números atualizados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei). Em novembro, o indicador chegou a 63,6 pontos, o melhor resultado desde dezembro de 2018. A alta em relação ao mês anterior foi de 1,7 pontos e, frente a novembro do ano passado, o índice ficou estatisticamente estável.

Dentre os componentes do Icei, o destaque em novembro foi o Indicador de Condições, que mede as condições atuais comparadas com os últimos seis meses. Esse indicador ficou 5,7 pontos acima do registrado em novembro de 2018 e 3,2 pontos superior ao resultado de outubro desse ano. O índice alcançou 57,6 pontos, melhor resultado da série histórica desde fevereiro de 2011, revelando melhora nas condições correntes de negócios.

Já o Indicador de Expectativas, segundo componente do Icei que mede as perspectivas para os próximos seis meses, melhorou na comparação com o mês anterior (1 ponto), porém apresentou queda frente a novembro do ano passado (-3 pontos). De acordo com a assessora econômica da Fieg, Januária Guedes, apesar da queda no acumulado, o resultado mantém-se elevado, em 66,6 pontos, demonstrando que os empresários goianos têm boas expectativas para o futuro próximo.

"A análise dos resultados ao longo do ano sugere que o empresário industrial goiano mantém-se confiante, com oscilação nos meses de março a junho, porém mantendo o indicador superior à linha divisória dos 50 pontos", avalia Guedes. Para a economista, o avanço de importantes matérias no âmbito do Governo Federal contribuiu com a melhoria do ambiente de negócios, como a aprovação da Reforma da Previdência, o avanço da discussão pela simplificação tributária e a edição do Programa Verde Amarelo, que sinaliza mais avanços na modernização da legislação trabalhista.

Conforme a metodologia da pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário Industrial varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 indicam aumento na confiança do empresário industrial.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias