Home / Economia

ECONOMIA

Senac Goiás participa da 2ª Conferência de Comércio Internacional

Instituição promoverá exposição gastronômica durante o evento.

O Senac Goiás participa, no dia 11 de outubro, da 2ª Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul (CI19), que será realizada no prédio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro (RJ). O evento vai debater temas estratégicos para o setor de comércio e serviços, no âmbito do bloco econômico, como as negociações comerciais em curso, a exemplo do acordo com a União Europeia (UE) e com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), e o papel das câmaras de comércio no fortalecimento das relações intrabloco.

A conferência contará com três painéis, que debaterão temas como: conjuntura internacional do Mercosul; negociação brasileira no Mercosul; e oportunidade e desafios empresariais. O quadro de palestrantes será composto pelos negociadores do governo brasileiro, membros do corpo diplomático do bloco e das câmaras de comércio dos países membros e associados.

Durante o evento o Senac Goiás fará uma exposição gastronômica para mostrar a culinária típica do Estado. A apresentação faz parte do Circuito Sabores do Brasil da CI19. Bolo de arroz; bolo Capim Santo; bolo de rapadura com calda de chocolate, café e cachaça; mini pamonhas doces e salgadas; Chica Doida; curau; empadão goiano; pastelim de Goiás; doces cristalizados; suco de seriguela; suco de tamarindo e suco de caju com rapadura serão as produções realizadas pela equipe do Senac Goiás. Também participarão do Circuito Sabores o Senac do Pará, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do SUL.

Presenças confirmadas

A 2ª Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul contará com as presenças de: Jorge Luis Di Fiori, presidente da Câmara de Comércio da Argentina; Peter Thomas Hill Dowd, presidente da Câmara de Comércio de Santiago do Chile; Gustavo Vaneiro, embaixador do Uruguai; Jose Kinn Franco, embaixador da Bolívia; embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, do Ministério das Relações Exteriores; João Luís Rossi, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia; Lic. Ernesto Figueiredo Coronel, presidente da Câmara de Comércio do Paraguai; Jean Pierre Antelo, tesoureiro da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco); Gustavo Cupertino Domingues, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Rolando Kempff Bacigalupo, presidente da Câmara Nacional de Comércio da Bolívia; Julio César Lestido, presidente da Câmara de Comércio do Uruguai; Ambrosio Bertolotti, secretário permanente do Conselho de Câmaras do Comércio do Mercosul; e Carlos Arecco, diretor da Câmara Argentina de Comércio e Serviços. Também são esperados os embaixadores da Argentina, do Paraguai e do Chile.

Sobre o evento

A CI19 é um evento do Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul, integrado pela CNC. As reuniões ocorrem, alternadamente, nos países onde estão sediados seus membros. A organização da Conferência de outubro de 2019 está a cargo da entidade brasileira. A primeira edição foi promovida pela Câmara Argentina de Comércio e Serviços (CAC), no dia 21 de março deste ano, em Buenos Aires (ARG).

Programação do CI19
9h – Credenciamento
10h – Abertura
11h - Painel 1 - Conjuntura Internacional do Mercosul
O Mercosul como fator de desenvolvimento e integração comercial
12h30 – Intervalo
14h - Painel 2 - Negociação Brasileira no Mercosul
Acordos do Mercosul com União Europeia e EFTA - perspectivas das negociações comerciais em curso
15h30 – Intervalo
16h - Painel 3 - Oportunidades e desafios empresariais
Câmaras de Comércio - Atuação estratégica para o fortalecimento das relações comerciais intrabloco
17h15 – Debate
17h30 – Encerramento

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias