Home / Economia

ECONOMIA

Projetos sociais do Sistema Fecomércio beneficiam milhares de estudantes da rede pública

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO ampliou, nesta semana, o alcance de seus serviços sociais para alunos da rede pública e a comunidade em geral. Em parcerias consolidadas tanto com a Prefeitura de Goiânia, quanto com o governo do Estado, estão em curso duas ações sociais e educativas de peso, que levam os serviços do Sesc e do Senac, gratuitamente, a milhares de pessoas, em múltiplas áreas: saúde, lazer, cultura, assistência e esporte.
O Projeto Teia, iniciativa pioneira em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, vai promover, durante todo o ano, em unidades escolares de regiões carentes da capital, ações destinadas à comunidade escolar e moradores. Na primeira edição, realizada nesta sexta-feira e sábado, na Escola Municipal Professor Lourenço Ferreira Campos, no Jardim Guanabara II, a meta inicial de 2 mil atendimentos foi batida já no primeiro dia e eram esperadas 4 mil pessoas no segundo dia. Com isso, a expectativa é que, nas cinco edições do projeto, até dezembro, a meta de mais de 10 mil pessoas atendidas também seja bastante superada. O evento de abertura foi prestigiado pela presença do governador Ronaldo Caiado, do prefeito Iris Rezende e demais autoridades.
Nessa primeira edição, além de parcerias firmadas com diversos órgãos, o destaque ficou por conta dos serviços prestados pelo Sesc e Senac, como consultas odontológicas e oftalmológicas, exames de saúde, oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, Festival Gastronômico, jogos, brincadeiras, brinquedos infláveis e radicais, cortes de cabelo, limpezas de pele, testes de glicemia, aferição de pressão e muito mais. A unidade móvel OdontoSesc permanecerá na porta da escola durante todo o mês, realizando os atendimentos das famílias cadastradas no dia do evento.
Outra ação importante, o Projeto Esporte Sesc em Ação, foi lançado pelo presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi, e pelo governador Ronaldo Caiado, na sexta-feira, na Associação de Moradores do Jardim Guanabara. A parceria com o Governo do Estado de Goiás vai ofertar atividades esportivas para crianças e adolescentes de 4 a 16 anos de idade, estudantes da rede pública de ensino. As aulas serão realizadas de maio a dezembro de 2019. As inscrições no projeto serão permitidas para os alunos das escolas públicas goianas que são dependentes do trabalhador do comércio.
“É um momento históorico e muito importante, para o Sistema Fecomércio. São duas ações importantes, voltadas para alunos da rede pública e comunidade em geral, pensadas pelo Sesc e pelo Senac para dar nossa contribuição social para uma parcela da população que mais necessita”, avalia Baiocchi. “Estou muito feliz com a receptividade que tivemos e com o público que compareceu na primeira edição do Projeto Teia; é o início de uma ação de vai beneficiar, até o final do ano, milhares de pessoas”, citou.  Sobre o Projeto Esporte Sesc em Ação, Marcelo assinala que ofertar atividades esportivas para crianças e adolescentes, estudantes da rede pública, e filhos dos trabalhadores do comércio “é colocar em prática ideias em que acreditamos muito: o comprometimento com a aprendizagem e a formação cidadã”.
Já o Diretor Regional do Sesc e do Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ressalta que o objetivo das ações sociais é contribuir para minorar a vulnerabilidade social  das comunidades atendidas. “Todos os projetos pensados no Sistema Fecomércio, Sesc/Senac tem o propósito de impactar e transformar a vida das pessoas”, disse. “Nossa proposta é oferecer assistência de qualidade a estas comunidades e atividades que unem atenção, saúde e conhecimento para os  jovens e crianças”, considera.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias