Home / Economia

ECONOMIA

Islândia é o primeiro país a multar empresas por desigualdade salarial entre homens e mulheres

A Islândia irá multar empresas que praticarem salários desiguais entre homens e mulheres. O documento que proíbe empresas de pagarem salários superiores aos homens em relação às mulheres pela execução das mesmas tarefas, entrou em vigor na última segunda-feira (01/01). Ele já havia sido aprovado pelo parlamento da capital da Islândia, Reiquiavique, em Março de 2017.

Thorsteinn Viglundsson, ministro da Igualdade e Assuntos Sociais da Islândia, falou ao jornal “Guardian” que todas as empresas públicas e privadas com mais de 25 trabalhadores, são obrigados a apresentar um certificado oficial de cumprimento de uma política de igualdade salarial.

A dirigente da Associação Islandesa para os Direitos das Mulheres, Aradottir Pind, afirmou à “Al Jazeera” que o país já tinha legislação que incentivava a igualdade salarial. A legislação que entra agora em vigor, servirá de mecanismo para que as mulheres e homens tenham salários iguais.

A Islândia foi classificada pelo Fórum Econômico Mundial como a nação com o melhor índice global em termos de igualdade entre homens e mulheres nos últimos nove anos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias