Home / Economia

ECONOMIA

Importação de feijão é autorizada pelo governo para reduzir o preço

O Palácio do Planalto anunciou na quarta-feira, 22, que o governo irá liberar a importação de feijão de alguns países, visando reduzir o preço do grão nos supermercados. A medida será válida para o feijão de origem Argentina, Paraguaia e Boliviana.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, informou que há também a possibilidade de importação do produto do México e da China. As informações são do Portal do Planalto.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro do Feijão, o aumento de preço do grão é resultado da seca em grande parte dos estados brasileiros que o produzem. Com isso, houve queda na produção e com o aumento da demanda, os preços subiram. O preço do feijão-carioca nos supermercados em vários estados brasileiros chegou a R$ 15 o kg.

Para Maggi, uma solução viável às grandes redes de supermercados é a compra do feijão em regiões onde a oferta é maior. “Pessoalmente tenho me envolvido nas negociações com os cerealistas, com os grandes supermercados, para que eles possam fugir do tradicional que se faz no Brasil, e ir diretamente à fonte onde tem esse produto e trazer. E, à medida que o produto vai chegando ao Brasil, nós temos certeza de que o preço cederá na medida em que o mercado for abastecido”, disse o ministro por meio do Portal do Planalto.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias