Home / Economia

ECONOMIA

Aumenta a confiança do empresário brasileiro

O nível de confiança do pequeno e médio empresário do Brasil subiu. É o que diz o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), realizado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, em parceria com o Banco Santander. A alta de 6,9%  sobre o último levantamento, referente ao 4º semestre desse ano, interrompeu as quedas seguidas que se iniciaram no fim de 2014.

Mesmo com a considerável melhora, o ano deve terminar com um decréscimo de  de 3,9%, resultado com a pior série histórica do índice. A recuperação, portanto, deve ser interpretada com cautela, explica o economista Gino Olivares, professor e pesquisador do Insper. “Após um quarto trimestre conturbado, o indicador estaria voltando aos níveis registrados nos trimestres anteriores, sinalizando estabilidade”.

Nas análises regionais, o Nordeste foi o mais otimista, com aumento de 9,6%. Em último lugar, o Norte, que teve inexpressivos 1% de recuperação. Nossa região, o Centro-oeste, saiu em penúltimo, com uma variação de 4,3%.

A análise e leitura de pesquisas como essas são importantes para entender quais são as perspectivas do país. Desde o fim das eleições, os empresários estão com um pé atrás com a economia do país. Esse resultado mostra que o pessimismo está sendo, aos poucos, abandonado.

Os dados do IC-PMN foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1.410 pequenos e médios empresários de todo o País, dos setores da indústria, comércio e serviços. A margem de erro do índice é de 1,4% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias