Home / Economia

ECONOMIA

Cresce migração do Brasil para Flórida e Boston

WASHINGTON - Os principais consulados no EUA já registram aumento na chegada de brasileiros, que fogem da recessão. Segundo especialistas, esta nova leva continua a se concentrar nos dois polos mais tradicionais: Boston, na região da Nova Inglaterra, e Flórida.

“A combinação desses três fatores: aumento na demanda por serviços consulares; aumento no número de passageiros brasileiros desembarcando na Flórida; e diminuição no número de turistas pode apontar para um possível e considerável aumento da emigração de brasileiros para a Flórida, que vem sendo acompanhada de perto pelo Consulado-Geral de Miami”, afirmou o órgão, por e-mail, ao GLOBO. Em 2014, o Setor Econômico e de Promoção Comercial do Consulado-Geral recebeu 42 solicitações de investidores brasileiros interessados em abrir empresas nos EUA ou expandir negócios já estabelecidos. Este ano, 60 empresários procuraram o consulado.

O advogado Nei Guedes Pestana largou tudo no Rio e veio com a família para a Flórida há dois meses. Hoje atua na construção civil:

— Construção é pesado mas não tem o estresse do Brasil. O faturamento de quem é profissional liberal, como eu, já estava menor por causa da crise.

Liliane Costa, diretora do Brazilian American Center em Framinghan (Massachusetts), diz que o momento se assemelha ao fim da década de 1990, quando houve grande fluxo migratório. Nas escolas da região, o português é a 2ª língua mais falada, superando o espanhol.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias