Home / Economia

ECONOMIA

Marconi ressalta parceria com Banco do Brasil e destaca projetos para Goiás

O governador Marconi Perillo participou, no final da tarde de hoje, de um encontro dos administradores do Banco do Brasil em Goiás, onde foram apresentados os novos 150 administradores regionais daquela instituição financeira. Marconi ressaltou as parcerias que o Governo de Goiás desenvolve com o BB, e apresentou os projetos levados adiante recentemente pelo governo, como o Agenda Goiás, a criação de uma Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual e o programa Inova Goiás, que será lançado amanhã (2/9).

Ele destacou que o BB é uma instituição que financia anualmente bilhões de reais através do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), do crédito agrícola, à pessoa jurídica e física, e passou a financiar casas, dentre outras modalidades. “É um Banco que está em todas as regiões de Goiás e é imprescindível para nosso desenvolvimento”, sublinhou.

Superintendente estadual do Banco do Brasil, João Batista de Sá Aires afirmou que o encontro objetiva também fortalecer as parcerias com o governo do Estado e construir novos caminhos para o desenvolvimento maior de Goiás.

Ao se referir à atual crise econômica, Marconi disse que, ao invés de discutir as dificuldades por ela ocasionadas, o Governo de Goiás tem procurado agir de forma otimista, elaborando projetos que atendam necessidades do presente, mas que foquem também em um futuro próspero. Um desses projetos é o Inova Goiás, programa de inovação tecnológica que será lançado amanhã. “Um projeto que vai apoiar também os institutos tecnológicos e a formação e a qualificação de mão de obra, que vai focar também nas incubadoras”, adiantou.

Ele ressaltou que o programa prevê investimento de R$ 1 bilhão em três anos, e que parte do recurso será resultado de parceria com o Banco do Brasil, por meio do FCO. “Vamos focar no FCO nas áreas de tecnologia, e teremos outros recursos de fontes definidas, sem onerar nem um centavo o Tesouro Estadual”, observou. Ele reiterou que a atual conjuntura exige planejamento estratégico aprimorado, e discutiu a importância do Agenda Goiás, que é realizado em parceria com o Sebrae e com o Grupo Jaime Câmara.

“Nós tivemos, em 2005, a parceria para o desenvolvimento desse projeto. Olhamos o Estado de Goiás para dez anos depois. Nesse ano de 2015, vencem os dez anos do nosso planejamento estratégico que foi discutido com a sociedade naquele período. De lá pra cá, Goiás avançou extraordinariamente em todas as áreas, nós crescemos mais que a média brasileira, no PIB, nas exportações, na geração de empregos. E nesse momento nós estamos olhando para o futuro, daqui para o ano 2025”, explicou.

Marconi destacou que Goiás também foi o campeão na redução de desigualdades sociais e regionais do Brasil. “E o mais importante: o crescimento da renda em Goiás, na média, não aconteceu por conta de transferência de renda pelos programas sociais. Aconteceu por conta do crédito produtivo, ou seja, pela injeção na veia do crescimento, com o BB financiando, outras instituições e o governo do Estado trabalhando e investindo em capacitação e geração de empregos”, elencou.

Após o relato, parabenizou os novos administradores regionais e reafirmou o compromisso do Governo de Goiás em manter e ampliar parceria com o Banco do Brasil. “E o que estiver ao nosso alcance para que o desenvolvimento seja a cada dia melhorado, faremos”, disse.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias