Home / Economia

ECONOMIA

Tecnologia de ponta no campo

A agroindústria brasileira está cada vez mais tecnológica, o que inclui o uso intensivo de softwares que monitoram e trazem mais resultados ao trabalho feito no campo. Em Rio Verde, município goiano, a empresa agropecuária Cereal Ouro utiliza da solução Totvs Gestão Agrícola. Com o software,  ela consegue monitorar desde o plantio, colheita, armazenamento, beneficiamento e industrialização dos grãos em seis fazendas que produzem soja – uma área de aproximadamente 6 mil hectares.

“Para continuar crescendo com sustentabilidade, é necessário uma ferramenta de gestão robusta e que nos atenda em todas as áreas, com o objetivo de evoluir na gestão dos nossos negócios. Dentre os vários benefícios, podemos ressaltar a clareza e assertividade das informações geradas pela solução Totvs, assim como a melhoria dos processos internos", explica o diretor executivo da Cereal Ouro, André Schwening.

Pelos computadores, é feito o registro dos dados do campo, tais como a quantidade e especificidades das sementes, o controle fitossanitário da lavoura e da aplicação de defensivos agrícolas, a anotação das máquinas e da mão de obra utilizada em cada fase da produção.

Um aplicativo instalado em tablets ou smartphones permite ainda que o funcionário tire fotos ou grave mensagens de voz sobre o que vê na lavoura. Está funcionalidade está disponível mesmo quando o aparelho está off-line, permitindo a sincronização quando houver conexão à internet.

Com estas particularidades da solução Totvs, a produção de matéria-prima ganha eficiência e qualidade, garantindo os padrões adequados de rastreabilidade de todo o processo e custos altamente competitivos.

É importante frisar que o Totvs Gestão Agrícola também abrange a gestão financeira, contábil, estoque, vendas e outras áreas estratégicas, o que profissionaliza a atuação dos players e contribui para a sua competitividade, inclusive em cenário internacional. No ramo da agroindústria, há módulos especialistas para cada Core Business, como Unidade de Beneficiamento de Algodão (UBA), Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) e Originação de Grãos (OG) e Cereais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias