Home / Economia

ECONOMIA

Governo de Goiás cria Companhia de Desenvolvimento Econômico

Ogoverno do Estado encaminhou, ontem (15/6), à Assembleia Legislativa o projeto de lei que extingue a Companhia de Distritos Industriais de Goiás (Goiasindustrial) e cria a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). De acordo com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, empossado ontem como novo presidente do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femep), a Codego será uma companhia de capital aberto que poderá fazer parcerias com a iniciativa privada no fomento de atividades comerciais, industriais e de serviços, nas mais diversas cadeias produtivas do Estado.

Para José Eliton, com essa medida, o governo de Goiás está dando um dos maiores passos, em meio a um conjunto de ações de fortalecimento do setor produtivo, para garantir que o Estado continue a ser líder nacional de desenvolvimento econômico. A Goiasindustrial era responsável pela gestão dos distritos industriais no Estado, enquanto a Companhia de Desenvolvimento, após a aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa, terá condições de fomentar diversos setores. "Poderemos dinamizar a nossa economia dando a condição necessária para que o empreendedor micro, pequeno, médio e grande possa exercer sua atividade, gerar emprego e melhorar a renda", disse.

José Eliton lembrou que com esse passo, fundamental no novo modelo de gestão e administração das diversas políticas de desenvolvimento econômico em Goiás, o governador Marconi Perillo se posta, mais uma vez, na vanguarda de ações para o desenvolvimento do Estado. "Todo esse processo é construído em Goiás a partir da liderança do governador Marconi Perillo, que tem papel na trajetória histórica de fortalecimento do processo produtivo, que tem uma visão e a compreensão de que o poder público deve andar de mãos dadas com a iniciativa privada", acentuou. Segundo ele, isso se dá porque o governo sabe que as duas vertentes objetivam o mesmo fim, que é gerar riquezas para o Estado e democratizar essa riqueza para a população que vive em Goiás.

A Companhia

Na solenidade, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, José Eliton afirmou que a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás nasce com um espectro de atuação muito maior. "Ela passa a ter condição, inclusive de ordenamento jurídico recente, de utilizar recursos de ICMS, de utilizar recursos para a realização de obras de infraestrutura de acesso a diversos empreendimentos, seja de natureza industrial, seja de natureza comercial, da indústria do turismo, vias de acesso, rodovias, plataformas, enfim, uma série de ações para desenvolver o Estado em todas as regiões", declarou.

Destacando que a criação da Codego é um marco na economia do Estado, o vice-governador e secretário José Eliton reforçou que o desenvolvimento econômico só faz sentido, só tem razão de ser buscado, na medida em que promove a melhoria de vida das pessoas, na medida em que dá o direito às pessoas à emancipação. O desenvolvimento, segundo ele, deve garantir o direito das pessoas sonharem com um futuro melhor, em ter um emprego, uma renda, de não necessitar de programas de transferência de renda, mas, sim, de buscar contribuir com a economia, gerando contribuições que aumentam a capacidade do tesouro de investir nas demandas da própria sociedade, gerando um círculo virtuoso da economia. "É o círculo que todos nós queremos saudar como o que vai alimentar a economia, desonerando a carga tributária do empreendedor, mas dando a ele a condição de realizar a atividade fim", disse.

De acordo com José Eliton,  o governo está dando todas as condições para que a Codego seja uma das mais relevantes companhias do Estado de Goiás. "Nosso objetivo é fazer com que Goiás continue a ser líder nacional em desenvolvimento, em geração de emprego e em todos os indicadores econômicos que o Estado de Goiás tem sempre acima da média nacional", afirmou o vice-governador.

José Eliton toma posse na presidência do Femep

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, foi empossado, ontem (15/6), em solenidade de instalação do fórum, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na presidência do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Goiás (Femep-GO).

José Eliton, que representou o governador Marconi Perillo, também fez um importante anúncio: "O governador confirmou que vamos encaminhar à Assembleia mensagem que cria o Estatuto das Micro e Pequenas Empresas de Goiás. É um marco regulatório que visa facilitar a vida do pequeno empresário. Com isso, o governador mais uma vez se coloca na vanguarda trabalhando por um Estado que busca desenvolvimento e renda, criando um ciclo virtuoso que garanta a melhoria de vida das pessoas".

O evento contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos. "Recebi o vice-governador em meu gabinete quando fui convidado a estar aqui. O foco aos pequenos empresário é o grande desafio da economia. O grande tem estrutura; o pequeno precisa de ajuda para, por exemplo, conseguir créditos. Dependo muito da ação desses Fóruns estaduais. Vamos analisar as diferenças de cada região e buscar um denominador comum", disse o ministro, que completou: "As crises são inerentes ao processo de crescimento, mas não podemos perder o rumo. Goiás nunca perdeu esse rumo. Venho com coração aberto, independente de bandeira partidária, mas exijo a alma empreendedora e Goiás tem isso".

O fórum estadual é uma instância governamental com participação da iniciativa privada, destinada à discussão e proposição de políticas públicas de fortalecimento das microempresas e empresas de pequeno porte no Estado de Goiás, incentivando os pequenos negócios, trazendo propostas inovadoras e criando ambiente propício ao diálogo colaborativo entre governo e o setor privado. O fórum também acompanha e avalia no Estado a implementação da Lei Complementar Federal nº 123, de 2.006, o Estatuto das Microempresas.

O fórum desempenhará função estratégica na identificação das principais demandas dos pequenos e microempresários do Estado e ao mesmo tempo replicará em Goiás as políticas públicas que contribuem para melhorar os ambientes de negócios e fazer avançar ainda mais a economia goiana. "Um Estado com os índices de crescimento como os que Goiás tem alcançado precisa fortalecer e dar segurança àqueles que querem empreender e gerar emprego e renda", afirma o vice-governador.

Entre as prioridades do Fórum para esta gestão, além da construção de um novo regimento interno e adequação às novas diretrizes do fórum permanente, está a implementação e a consolidação da Rede Sim no Estado, sistema integrado on line que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, integrando os serviços federais, estaduais e municipais, sem burocracia. A meta é que todos os municípios goianos sejam beneficiados com o sistema que é gerenciado no Estado pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), órgão vinculado à SED.

Portal gratuito é aliado de quem busca emprego

Está cada vez mais popular a iniciativa de procurar emprego e postar vagas pela internet. A rede mundial de computadores é considerada eficaz, tanto para candidatos que buscam uma colocação no mercado quanto para empresas que têm vagas para oferecer. O processo on-line reduz tempo, dinheiro, papel e trabalho, já que não é preciso se deslocar até uma agência de emprego para realizar o procedimento.

Os números falam por si: uma pesquisa denominada “Internet Recruiting Intelligence”, realizada pela consultoria iLogos Research, revela que 91% das companhias pertencentes ao ranking das 500 melhores empresas do mundo utilizam sistemas de recrutamento online na hora de buscar mão de obra qualificada.

"Promover o encontro entre candidatos que buscam oportunidades de trabalho e empresas que procuram por profissionais qualificados, otimizando o tempo disponibilizado para o processo seletivo, é o objetivo das ferramentas de recrutamento online. A empresa anuncia a vaga e, em pouco tempo, ela já está disponível para os candidatos", afirma Elaine Wacheski, supervisora do Site Nacional de Empregos (Sine).

O processo on-line vem ganhando tanto espaço dentro dos RHs que o Sine, de janeiro de 2013 a janeiro de 2015, teve um aumento de 244% nos cadastros de profissionais em busca de uma nova oportunidade.

Quem já usou esse recurso, aprova. É o caso de Eliete Aurea, da GS Gráfica. "Hoje, sem dúvida, a praticidade e a qualidade são o que contam na hora de uma empresa buscar por serviços. Ainda mais quando se estamos em busca de um novo profissional para compor nosso quadro de funcionários. O Sine, além de ser rápido no anúncio das vagas, também é ágil no envio para os candidatos que se enquadram no perfil. Anunciei minha vaga e, em menos de 24 horas, já havia contratado", afirma.

Essa credibilidade do Sine é comprovada por todos que utilizam a ferramenta. "Fiz o meu cadastro e, no mesmo dia, fui chamado para uma entrevista. Hoje, estou efetivado", agradece Vanderlei Jesus, candidato que se cadastrou há menos de dois meses.

SINE

Para empregadores: Sem qualquer burocracia, a empresa cadastra e administra anúncios de emprego gratuitamente. Ela recebe, via e-mail, o currículo dos candidatos interessados na vaga oferecida.

Para o candidato: Sem pagar pelo cadastro, o trabalhador pode atualizar o currículo, pesquisar vagas de acordo com o seu perfil e enviar o currículo diretamente para a empresa que está selecionando.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias