Home / Economia

ECONOMIA

Objuan é o touro estrela da Pecuária

Dentre os bovinos que mais despertam a atenção dos expositores na 70ª Exposição Agropecuária de Goiás está o touro Objuan FIV do Muro. No disputado campeonato nacional na 81ª Exposição Internacional do Zebu (Expo Zebu) na raça nelore, foi o grande campeão. Por todo o seu porte e potencial genético, venceu dezenas de concorrentes também de reconhecido pedigree. É, sem dúvida, a estrela máxima da Pecuária, pelo menos até o momento.

O touro está exposto no Pavilhão 14. O animal pertence a Carlos Muradaio de Curitiba, Paraná. Mas Objuan foi criado numa fazenda de Mato Grosso do Sul. O dono, segundo o tratador, não vende o animal por preço nenhum, porque o importante no negócio é a revenda do sêmen. É um touro que no mercado não sairia por menos de R$ 1.600 mil. O animal é tratado com todo o carinho em seu pavilhão e seu tratador não se esquece de dar banho do touro praticamente todos os dias.

Abertura oficial

O governador em exercício José Eliton abriu oficialmente, ontem, a 70ª Exposição Agropecuária do Estado e a 30ª Exposição Internacional de Animais. Durante a solenidade, José Eliton destacou os esforços do governo do Estado para fortalecer o setor produtivo primário que, segundo ele, é o que tem grande potencial para capacitar Goiás para superar mais facilmente o cenário de crise que passa o Brasil.

A solenidade de abertura da feira, promovida pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), contou também com a presença de prefeitos goianos, parlamentares e dos embaixadores da Líbia, Tunísia, Guiné Bissau, Holanda, Bielorrússia, Mongólia e Filipinas, entre outras autoridades, representantes do setor produtivo.

Construindo o agronegócio

O governador em exercício enalteceu o trabalho da diretoria da SGPA e a trajetória da entidade, que, desde o seu criador, Altamiro de Moura Pacheco, até os dias atuais, em que está sob a liderança de Hugo Goldfeld, tem ajudado a construir e a preservar a história e a tradição goiana. Disse que, por meio daquela exposição, Goiás celebra um dos momentos mais importantes de sua história, celebra a convergência das famílias que vão ali se divertir, buscar conhecimento e oportunidades de adquirirem produtos através dos leilões de alta qualidade.

Conforme enfatizou José Eliton, a 70ª Exposição Agropecuária é uma festa que demonstra o dinamismo do setor produtivo goiano. “Especialmente da produção primária do Estado de Goiás, muito bem representada pelas nossas tradições, às quais a exposição acaba por resgatar e por consolidar”, disse.

Evolução da agropecuária

Ainda na solenidade, o governador em exercício lembrou que, na década de 90, foi o setor produtivo o responsável pelo equilíbrio das taxas inflacionárias brasileiras, pelo controle da economia, na medida em que sustentou as bases do Plano Real. “Hoje, passados mais de 20 anos desse advento da estabilidade nacional, é mais uma vez a agricultura e a pecuária as responsáveis por resgatar o Brasil, nesse momento transitório difícil por que passa o país”, afirmou.

Segundo o vice-governador, a exposição simboliza o protagonismo, a pujança e a força do setor produtivo de Goiás, que tem incorporado tecnologias e registrado nos últimos anos um salto de qualidade gigantesco na produtividade. Nesse sentido, ele exemplificou citando o trabalho que é feito em Goiás pela Emater que está resgatando todo o seu parque de pesquisas e investindo no fomento de pesquisas para o agronegócio. A Emater é jurisdicionada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).

Superávit na balança

Ainda neste contexto, José Eliton destacou que é a produção primária a responsável pelo superávit na balança comercial goiana. “Até o mês de janeiro, a carne era o principal produto de exportação, agora, em função da sazonalidade, é a soja que mantém os índices altos da exportação dos produtos goianos que estão em diversos cantos do mundo”, justificou, convicto de que o estado continuará avançando e superando as dificuldades.

E ressaltou que o governo do Estado está implementando políticas públicas que visam colocar Goiás como referencial em indicadores econômicos quando comparados com os do Brasil. “Estamos investindo em diversas áreas da agropecuária para o fortalecimento do setor, justamente para propiciar ao Estado as condições necessárias para superarmos mais rapidamente o momento de crise”, encerrou.

Avaliação da SGPA

O presidente da SGPA, Hugo Goldfeld, fez uma explanação dos dados positivos concedidos ao Brasil pela atividade pecuária. Hoje, o rebanho compreende 209 milhões de bovinos, dos quais são abatidos 49 milhões. Disse dos números significativos da exportação de carne brasileira, da participação do PIB na economia entre outras considerações. Em sua visão, esse reflexo é oriundo do investimento dos pecuaristas em tecnologia, em melhoramento genético.

Mas lamentou, por outro lado, da burocracia, dos altos custos operacionais, do uso político e ideológico nas questões ambientais, trabalhistas rurais e das terras indígenas.

Leilões da Pecuária

Estão previstos os seguintes leilões na 70ª Exposição Agropecuária de Goiás: Hoje, às 21h, Leilão Amigos do Nelore, no Tatersal 3, com transmissão pelo Canal Rural. Dia 15, às 17h, 1º Leilão Goiana Pampa Show e, às 20h, Leilão de Muares e Asininos da Raça Pega, no Tatersal 3. Dia 16, 12h, 25º Leilão Nelore Limoeiro, na Goiás Leilões. Com transmissão pelo Canal do Boi. No mesmo dia e horário, 21º Leilão AGT - Força do Tabapuã, no tatersal 3. Dia 17, 12h, 16º Leilão Ouro do Nelore, no tatersal 3, com transmissão pelo Canal Rural. Dia 19, 20h, Leilão AGQM, no tatersal 3, com transmissão pelo Canal Rural. Leilão Alge Genética Senepol – 80 touros de Goiás para o Brasil, leilão virtual. Dia 21, 20h, 3º Leilão Alge Genética Senepol, 40 doadoras de Goiás para o Brasil, leilão virtual. Dia 24, 12h, 26º Novilho Precoce, na Boiadeiro Leilões.

Participação da SED

À imprensa, José Eliton falou da participação do Governo de Goiás na 70ª Exposição Agropecuária, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que mantém um estande no parque agropecuário durante todo o evento. "A nossa presença aqui visa fomentar, discutir, as questões de interesse do setor produtivo e mostrar os programas desenvolvidos pela secretaria, pelo governo", disse.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias