Home / Economia

ECONOMIA

Cerca de 84% dos brasileiros pensam em mudar de área de trabalho no futuro

O brasileiro não está contente com seu trabalho atual. Essa é a tônica retirada do estudo "Você é inquieto?", realizado pelo site Inquietaria, e que aponta para o desejo de tomar um novo rumo na carreira para 83,9% dos entrevistados. Realizado entre 4 e 14 de maio de 2015, com 186 respondentes, o levantamento mostra também que 79,6% dos entrevistados está trabalhando no momento e 87,1% pensam em projetos paralelos constantemente.

Quando questionados se pretendem fazer projetos fora do mercado atuante, 38,2% afirmaram que já tem planos em mente e 20,4% querem, mas não tem planos. Além disso, 15,6% disseram que gostariam de trabalhar em outros projetos, porém, não têm tempo disponível e 16,1% responderam que não tem recursos suficientes para executar seus planos. Somente 5,9% afirmaram estar felizes apenas com o trabalho atual.

Em relação à troca de ideias sobre projetos, 58,1% responderam que compartilham seus sonhos e anseios. Destes, 58,7% partilham objetivos com a família ou amigos e 53,2%, nas redes sociais. Em terceiro lugar estão os fóruns de internet (26,6%), o ambiente de trabalho (19,3%) e o colégio ou faculdade (16,5%). Nesta questão, os entrevistados podiam assinalar mais de uma opção.

Por fim, quando questionados sobre o embasamento para seus projetos futuros, 94,6% dos entrevistados disseram buscar por informações para fomentar suas ideias. Mais uma vez, o meio digital é a maior fonte de informação: 91,4% disseram procurá-la em sites e 77,1% em redes sociais. Os conselhos também ainda são significativos: amigos e familiares vem em terceiro, com 57,7%; seguidos das palestras (53,7%). Já os meios offline apresentaram menos aderência: as revistas tiveram 41,1%, sucedidos dos livros de empreendedorismo (30,9%), jornais (27,4%) e por fim, a televisão (17,7%). Os respondentes também tiveram a opção de selecionar mais de um meio.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias