Home / Economia

ECONOMIA

Kátia Abreu diz que aumento de juros não inviabilizaria a agricultura

Ministra evitou responder se haverá elevação dos juros e se será maior que a do ano passado

Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, disse ontem que, mesmo que haja aumento na taxa de juros do Plano Safra 2015/2016, "nada será feito que inviabilize a agricultura". A ministra evitou responder se haverá nova elevação dos juros e se será maior que a do ano passado, quando as taxas do programa subiram em média um ponto percentual

"Nós sabemos da rapidez com que a agricultura responde à economia, ao emprego, às importações. Estou totalmente tranquila no que diz respeito ao volume e aos juros que praticaremos na próxima safra. Não posso responder sobre a alta de juros, nós teremos o momento adequado, que será o lançamento do plano", disse.

Kátia Abreu falou à imprensa após participar da 4ª Reunião de Ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário do Brics, grupo que reúne as cinco principais economias emergentes: Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul.

Na entrevista, a ministra também confirmou que o engenheiro agrônomo André Nassar, diretor da empresa de consultoria Agroícone, será o próximo secretário de Política Agrícola da pasta. "Nos próximos dias, aguardamos nomeação pela Casa Civil, que tem o trâmite burocrático necessário". Por fim, Kátia Abreu informou que o ministério deve enviar uma missão à China, Malásia e Rússia para tratar da questão da exportação da carne brasileira.

"Estamos organizando agora, na segunda semana de abril. Vamos com entidades, grandes empresas, médias empresas, que estão em negociação para a abertura de plantas não só na China, mas também na Malásia e na Rússia. Queremos estar em dia com todos os nossos protocolos sanitários e fitossanitários para dar solidez a esse comércio", afirmou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias