Home / Economia

ECONOMIA

Horta Sustentável Ribeirão dos Paulas mostra resultados

Da Redação

Foi lançado ontem, em Cachoeira Alta (GO), o projeto Horta Sustentável Ribeirão dos Paulas. Iniciativa de famílias de produtores rurais dos municípios goianos Cachoeira Alta e Caçu, a horta tem o objetivo de fornecer verduras orgânicas às famílias da região e incentivar os trabalhadores a se fixarem e desenvolverem as próprias terras.

Realizado pelo Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, da Odebrecht Agroindustrial, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeira Alta, o Sebrae e a Associação de Produtores Rurais Ribeirão dos Paulas, o projeto envolve 10 famílias de agricultores, que estão colocando em prática técnicas de agricultura orgânica para o cultivo da horta de maneira sustentável.

Por meio de 12 módulos de capacitação, elas aprenderam como migrar do sistema de produção agrícola convencional para o sistema de produção agrícola orgânico destinado a alimentos, usando a biodiversidade natural para um cultivo mais natural, saudável e saboroso, livres dos efeitos de agrotóxicos.

A região do Ribeirão dos Paulas já abrigou mais de 100 famílias de produtores rurais, mas hoje é formada por apenas 38 famílias que se dedicam à produção convencional, destinada à subsistência, e possuem a pecuária leiteira como sua principal fonte de renda.

De acordo com Kleber Albuquerque, superintendente do Polo Goiás da Odebrecht Agroindustrial, localizado na cidade de Caçu, o projeto visa minimizar o êxodo rural e levar mais qualidade de vida à região. "Buscamos, com programas como esse, incentivar as comunidades a se desenvolverem economicamente de maneira sustentável. Esses agricultores aprenderam importantes técnicas de produção e hoje cultivam hortaliças de alto valor nutricional para as suas famílias e para o mercado local."

Agricultura familiar

Além da Horta Sustentável Ribeirão dos Paulas, o Programa Energia Social possui outros quatro programas voltados à agricultura familiar. O projeto Horta Sustentável, localizado em Mirante do Paranapanema (SP), envolve 20 famílias rurais para a produção de hortaliças, frutas e vegetais que abastecem o refeitório da unidade da empresa no município.

Em Teodoro Sampaio (SP), o projeto Nutrição Animal uniu pequenos agricultores e produtores de gado leiteiro para aumentar a produção de leite a partir da implantação de técnicas de nutrição animal com o capim-elefante.

Já o projeto Hortas Circulares contempla 27 produtores que abastecem, com produtos orgânicos, escolas e empresas de Nova Alvorada do Sul (MS), onde se situa a Unidade Santa Luzia. O projeto permitiu aos produtores ampliarem em 89% a geração de renda familiar.

Por fim, na cidade de Mineiros (GO), sede da Unidade Morro Vermelho, foi implantado o projeto Fortalecimento da Agricultura Familiar, visando atender às Políticas Públicas relacionadas ao fornecimento de alimentos para merenda escolar e ainda suprir o mercado local.

Programa Energia Social

O Programa Energia Social para Sustentabilidade Local contempla um conjunto de ações e investimentos que estão sendo realizados junto às comunidades onde a Odebrecht Agroindustrial está inserida, visando o desenvolvimento sustentado e a melhoria da qualidade de vida nas localidades de atuação da Empresa. O programa tem como prioridade atuar nas áreas de Educação, Cultura, Atividades Produtivas, Saúde, Segurança e Preservação Ambiental.

O diferencial do programa é o processo participativo na definição dos investimentos da empresa nos municípios, envolvendo sempre o governo e a comunidade local, por meio da criação de comissões temáticas e do conselho comunitário. Implantado em nove municípios, em quatro Estados, mais de 100 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações e projetos promovidos pelo programa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias