Home / DM Games

DM GAMES

Jogo influente do Playstation, “Shadows of Colossus” completa 15 anos

“Shadows of Colossus”, um dos games mais influentes da história, completa 15 anos em outubro deste ano. Lançado em 2005, o jogo japonês é uma revolução minimalista na indústria de games e que ainda hoje mostra sua força a partir das influências que tem deixado em outros produtos: lançado para Playstation 2, ele é, por exemplo, a principal influência de “Praey of Gods”, que chegará em 2021 para PS5.

“Shadows of Colossus” é também jogado em PS3 e PS4.

Em poucas palavras o que simboliza jogar “Shadows of Colossus”? A emoção em sentir-se só no universo, diante da perspectiva do amor perdido e da missão de matar monstros gigantes para tê-lo de volta.

O game tem uma trilha sonora emocionante, uma coloração dessaturada/apaziguadora e o minimalismo da solidão em contraste com o que vivemos na vida real em um caos urbano e pandêmico.

Cumprir o gameplay é relativamente demorado, chegando a quase seis horas, mas um speedrunner já teria cumprido a missão com 36 minutos.

Em sua jogabilidade no Playstation 2, no próprio console, é preferível executá-lo no modelo mais antigo, o fat/tijolão. É possível jogá-lo no computador através de emuladores, que apresentam alguns bugs, que não comprometem o ato de “sentir” o que a equipe de desenvolvedores, Time da Ico, nos deseja proporcionar.

Dirigido por Fumito Ueda, mito do game cult que nos entregou “Ico” (2001) e “The Last Guardian” (2015), “Shadows of Colossus” tem um enredo simples: o jovem Wander anda solitário pela terra com sua égua Agro. Sua missão: derrotar 16 criaturas. O que ele ganha fazendo isso? Poderá restaurar a vida da amada. Trata-se game do gênero aventura ação e resgata evidentemente as emoções outrora experenciadas por jogadores de Pitfall, Mario, Zelda, Crash e tantos outros: a sequência por fases, a batalha e o prêmio. Suas armas: espada e flecha.

Mas a beleza estrutural clássica é menos impactante do que a estética polissêmica: a música com temas orquestrais, a cor dessaturada que lembra quadrinhos se encontrando com o realismo e a lentidão das cenas longas de galope. Tudo isso leva ao movimento dos dedos mais reflexivos no controle e a interação característica desta arte, mas o que realmente impacta é entender: mesmo quão grande seja nosso desafio, ainda sim devemos encará-lo. E mais: passada a fase de entendimento do desafio não devemos subestimá-lo, pois é relativamente fácil matar o colosso, mas ainda sim ansiosos e afoitos morrem na missão.

O jogador ao contemplar um dos colossos se desespera inicialmente diante do jogo de câmeras que transforma a criatura em algo tão imenso e intransponível que só nos resta declinar. Não é um jogo de sangue, mas de estratégia, em que matar o gigante se parece como transpor os desafios tidos como impossíveis. Ao matá-lo, podemos sentir pelo menos duas emoções: pessoas mais sensíveis e menos agressivas tendem a ter pena do animal, flexionam seus pensamentos sobre a vida e existência, mas entendem que faz parte da narrativa aniquilar o “grande”. É algo bíblico, darwinismo social.

Pessoas mais agressivas matam sem dó e procuram agir o mais rápido para cumprir as fases, tendo como instinto a competitividade, que é inerente ao processo interativo proposto.

O jogo começa com Wander entrando com Agro na terra proibida, depois ele deixa a amada no altar e então parte através do mundo aberto em busca dos gigantes.

A música de Kō Ōtani se contrasta com o silêncio. Se desperta nas cutscenes e momentos de encontro com o colosso. Durante as travessias, impera o silêncio e a experiência do jogador faz voltar ao cérebro as camadas musicais, que misturam música tonal ocidental com o mimetismo melancólico da música japonesa – instrumentos japoneses como o shamisen. A música japonesa com uso de escalas pentatônicas geram estado de relaxamento, meditação e reflexão.

Esta experiência de enfrentar o gigante segue pela jornada, cuja emoção repete outras já sentidas na indústria cinematográfica, como no clássico “King Kong” – que na mesma época virou também um jogo.

“Shadows of Colossus” é uma imersão existencial que nos desacelera e impacta nossas emoções. Apesar da violência contida, sugiro o jogo aos maiores de 10 anos tendo a perspectiva da missão e de nos purificar diante da idade mídia, em que estamos saturados de sons, barulhos e agressividades.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias