Home / Cotidiano

COTIDIANO

Presas mais de 90 pessoas por violência contra mulher

Hoje (8), dia Internacional da Mulher, um presente mais do que especial será entregue à todas as mulheres do país. Paula Meotti, delegada da 1° Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), apresentará hoje os resultados da Operação Resguardo. Iniciada em janeiro, a operação vem com o intuito de combater a violência contra a mulher.

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação foi desencadeada em âmbito nacional. De acordo com o balaço parcial divulgado, em Goiás mais de 90 pessoas foram presas. A Polícia Civil de Goiás lavrou 61 autos de prisão em flagrante, instaurou 1.791 inquéritos policiais e concluiu 1.674 inquéritos.

Pesquisas do Instituto Datafolha e do FBSP, 27,4% das mulheres reportaram ter sofrido algum tipo de violência ou agressão em 2019. Entretanto, em 2020 segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, registrou 105.821 denúncias de violência.

Contudo, os resultados da Operação Resguardo trás a sensação de justiça para essas milhares de vítimas. A campanha acontece nos 26 estados e no Distrito Federal. Contam com cerca de cinco mil policiais civis envolvidos na ação em todo país.

Realizaram o cumprimento de mandatos de prisão, busca e apreensão, medidas protetivas de urgência, e atendimentos realizados pelas delegacias. Inquéritos policiais foram instaurados e remetidos ao judiciário, armas apreendidas no contexto de violência domestica e familiar.

Números parciais da operação

De acordo com as investigações, tiveram 37 abrangências da operação das DEAM´s e municípios participantes. 177 denuncias apuradas, 3.046 vitimas atendidas e 810 visitas/diligências. Ao todo 1.098 mandatos foram cumpridos, sendo 17 de busca e apreensão, 44 mandatos de prisão e 1.037 de media protetiva.

Foram realizadas 915 prisões e apreensões, sendo elas 141 armas apreendidas, 477 de outros objetos apreendidos, 97 pessoas presas e R$ 200 em valores. Contudo, nos procedimentos policiais 61 foram auto de prisão em flagrante, 1.674 inquéritos policiais concluídos, 1.791 inquéritos policiais instaurados 21 termos circunstanciais de ocorrência.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias