Home / DMAutos

Volkswagen ID. Buzz

Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

Teste: Andamos no modelo da marca alemã que chega ao Brasil inicialmente com lote de 70 unidades, destinado exclusivamente para aluguel


		Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

A Volkswagen convidou um grupo e jornalistas automotivos especializados para ir a São Paulo dirigir o ID.Buzz, simplesmente a Kombi que estreia no Brasil na versão eletrificada. O DMAutos, através do Editor de Automóveis, Norton Luiz, fez parte do grupo e conta agora um pouco sobre a Kombi elétrica. De chegada ao Brasil, primeiramente com um lote especial de 70 unidades, o clássico ID. Buzz será destinado inicialmente apenas para aluguel, através do programa de assinaturas da Volkswagen.

Para falar da nova Kombi, primeiro você esquece tudo sobre o velho modelo de mil e tantas utilidades. Só não esquece da sua história no mercado, atendendo vários segmentos, como feirantes e outros, e se tornando um ícone da marca alemã. A velha Kombi deixou de ser produzida há 10 anos, ganhou uma edição especial e retorna ao mercado 100% elétrica, além de um novo conceito visual e de acabamento.


		Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

A Volkswagen apresenta a nova Kombi elétrica exatamente no ano de comemoração dos 70 anos da marca no Brasil. Daí a explicação das 70 primeiras unidades trazidas da Alemanha para o Brasil. Quem um dia imaginou que a Kombi ficaria no passado se surpreende agora com seu retorno ao mercado sob um novo conceito, mais versátil, moderna, espaçosa e batizada de ID. Buzz. De 1957 até 2013, foram mais de 1,4 milhões de Kombis comercializadas no País.

Evolução

Resposta pronta da Volkswagen para o segmento de transportes urbanos, seja de pessoas ou pequenas cargas, o ID.Buzz é surpreendente. Durante o percurso de direção, a novidade da fabricante alemã mostrou absurdamente a evolução da histórica Kombi. O ID.Buzz, de design futurista, se baseia na primeira geração da Kombi original, a T1 e resgata um dos maiores ícones do design automotivo para a era da mobilidade elétrica.


		Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

O ID.Buzz, que não se importa de ser lembrado como Kombi, foi construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Trata-se da primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos. O modelo tem uma dirigibilidade perfeita, é generosa no espaço interno, tem um acabamento que cria uma atmosfera moderna e pode perfeitamente se transformar em um carro de uso familiar diário.

No Brasil, o utilitário se junta ao ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos da Volkswagen. Conectando à estratégia global da marca Volkswagen, o ID.Buzz passou pelas mesmas etapas de pesquisas e testes enfrentados pelo ID.4 no País. Como esperado, os resultados receberam as melhores avaliações junto aos principais parceiros de negócio da marca, como concessionários, fornecedores, autoridades e, em especial, os clientes.


		Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

O modelo, produzido em Hannover, na Alemanha, fez sua primeira aparição na América Latina no maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, no Rio de Janeiro. A “camper van” do futuro fez jus ao histórico em festivais herdado de sua ancestral, a T1.

Semanas depois, sua passagem seguiu em São Paulo para um encontro histórico: a própria Kombi T1 de 1961, carinhosamente chamada de “Corujinha”, recebeu o ID.Buzz na Garagem VW, na fábrica da Anchieta. Hoje, semanas após a criação do Dia Internacional da Kombi, em 2 de junho, a Kombi elétrica decidiu que veio para ficar. Por enquanto, será comercializada apenas pelo programa de assinatura, com custo mensal de R$ 12.990 mensais, limitada a 3.100 km por mês. Motor.


		Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

O ícone automotivo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, 31,6 kgfm de torque, que movimenta o eixo traseiro e tem autonomia, conforme o ciclo europeu WLTP, de 425 km. Sua velocidade máxima é de 145 km/h. Ele leva seis passageiros a bordo, além do motorista. Na kombi original eram oito passageiros e o motorista.

Bateria

A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.


		Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

A nova Kombi elétrica, com 4,7 metros de comprimento, traz um recheado pacote de assistências, como Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que facilita as conversões transversais. Sua modernidade vai muito além das portas laterais com abertura elétrica, ausência da caixa de transmissão e nos generosos e iniciais 1.121 litros de capacidade do porta-malas (com os bancos rebatidos são 2.123 litros).

O ID.Buzz revive a saudosa Kombi de muitas histórias do jeito mais incrível que se possa imaginar. Do velho modelo, a Kombi do momento traz apenas a inspiração.


		Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

Ficha Técnica – Volkswagen ID.Buzz

Motor: elétrico; 204 cv e 31,6 kgfm;
Baterias: de Íons de lítio de 77 kWh; tempo de recarga, 30 min (até 80%,em 170 kW)
Tração: traseira
Direção: elétrica; diâmetro de giro: 11,1 m
Suspensão: McPherson na dianteira e multilink a traseira
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Pneus: 235/55 R20
Dimensões: comprimento: 471,2 cm; largura: 198,5 cm; altura: 193,7 cm; entre-eixos: 298,8 cm
Peso: 2.200 kg
Porta-malas: 1.121 litros e 2.205 litros com os bancos rebatidos


		Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista
Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista Volkswagen ID.Buzz elétrico revive a saudosa Kombi com um conceito futurista

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias