Home / DMAutos

Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in

Tiggo 8 PRO ganha tecnologias Hybrid Plug-in e Max Drive

SUV de porte grande de 317 cv de potência muda também o visual


		Tiggo 8 PRO ganha tecnologias Hybrid Plug-in e Max Drive
Foto: Divulgação

O Tiggo 8 PRO da Caoa Chery agora é Hybrid Plug-in. O modelo de porte grande, que leva sete pessoas a bordo ficou, portanto, ainda mais inovador. A versão PRO Plug-in Hybrid passa a ser comercializada junto com a versão a combustão e torna-se o primeiro veículo híbrido Plug-in do mercado a contar com dois motores elétricos. Além disso, o SUV estreia também a tecnologia batizada de Max Drive.

Os dois propulsores elétricos, combinados com o motor a combustão 1.5 Turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque. O modelo de porte grande também marca a estreia da tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission) no Brasil. Trata-se da primeira transmissão do mundo dedicada a modelos híbridos, tornando muito mais eficaz e inteligente a gestão dos três motores.

O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,05 segundos. O consumo médio combinado é de 30,3 km/l na cidade e 26,9 km/l na estrada. O SUV grande tem capacidade combinada para rodar cerca de 77,6 km de forma 100% elétrica, com a facilidade de poder ser recarregado na tomada sempre que necessário.


		Tiggo 8 PRO ganha tecnologias Hybrid Plug-in e Max Drive
Foto: Divulgação


Desenvolvido para proporcionar excelência em termos de experiência de condução, o Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in conta também com um conjunto completo de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista, batizado pela Caoa Chery de Max Drive.

Tecnologia híbrida inteligente e quatro modos de condução

O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in é equipado com motor 1.5 Turbo a gasolina, que atua em conjunto com a transmissão DHT. Pioneira e revolucionária, essa transmissão foi a primeira dedicada a veículos híbridos do mundo e tem sua tecnologia patenteada pela Chery na China.

Composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas, é capaz de fazer a combinação do conjunto elétrico com o motor a combustão de maneira inteligente. Com isso, entrega 11 relações de marcha que proporcionam mais economia e melhor desempenho ao veículo.

O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in possui dois modos de potência (EV e HEV). No modo EV, 100% elétrico, somente um ou dois motores elétricos atuam. No modo híbrido HEV, que atua de forma inteligente, o funcionamento dos três motores prioriza a economia de combustível.

Adicionalmente, possui dois modos de condução. O Normal, disponível nos modos de potência EV ou HEV, que prioriza a economia de combustível,e o Sport Sport, que trabalha somente no modo HEV, priorizando o desempenho.


		Tiggo 8 PRO ganha tecnologias Hybrid Plug-in e Max Drive
Foto: Divulgação

Nos modos de potência EV e HEV, o motorista pode gerenciar o nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Ou seja, caso o condutor opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que ela não descarregue além de 70%. Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir o nível de 20%.

Bateria e regeneração de energia

A bateria do Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in também é referência tecnológica, com 96 células, tem capacidade total de 19.27kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 77,6 km. O modelo possui também sistema de regeneração de energia, em que a energia cinética que seria desperdiçada em frenagens ou desacelerações é direcionada para a bateria.

Esse sistema possui quatro níveis: um automático e com maior capacidade de regeneração, acionado durante as frenagens. E outros três, que podem ser configurados pelo próprio condutor, sendo 1 o menor nível de regeneração e 3, o maior. Neste caso, a recuperação da energia ocorre sempre que o motorista deixa de acionar o pedal do acelerador.

O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in é comercializado com carregador portátil tipo 2. O carregamento pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede. No primeiro caso, o carregamento completo da carga da bateria leva em torno de 6h, enquanto no segundo a carga completa é realizada em 3h.


		Tiggo 8 PRO ganha tecnologias Hybrid Plug-in e Max Drive
Foto: Divulgação

Tecnologia Max Drive

O sistema Max Drive do Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in cumpre um papel fundamental no auxílio ao condutor. Ele atua não só na prevenção de acidentes como também no aumento do conforto, da praticidade e do prazer ao dirigir. Com a novidade, além dos mais de dez itens que a versão a combustão já trazia como HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid passa a contar com:

ACC – Piloto Automático Adaptativo: piloto automático que controla a distância do veículo à frente, acelerando e freando conforme necessário;

AEB – Frenagem Automática de Emergência: função que ativa automaticamente os freios quando há risco de colisão, a partir da detecção de animais, pedestres e ciclistas;

FCW – Alerta de Colisão Frontal: sistema em que, quando há possibilidade de uma colisão com o veículo à frente, emite um alerta sonoro e visual para auxiliar o condutor;

TJA – Assistente de congestionamento: função “Stop&Go” utilizada em congestionamentos;

ICA – Piloto Automático Integrado sistema que integra funcionalidades ADAS auxiliando e proporcionando mais segurança ao condutor;

LDW – Alerta de Saída de Faixa: Sinal sonoro e de vibração no volante caso o condutor mude de faixa sem acionar a seta;

LDP – Prevenção de Saída de faixa: Auxilia na manutenção do veículo dentro da faixa;

IHC – Controle inteligente de farol alto: Controla o farol automaticamente alterando entre farol alto e baixo de acordo com os veículos que transitam no sentido contrário;

DOW – Alerta de Abertura de Porta: Se o sistema detectar veículos se aproximando no lado esquerdo ou direito do veículo e a porta do lado detectado for aberta, o DOW emitirá um alarme sonoro para alertar o motorista ou passageiro a prestar atenção antes de sair do veículo

RCTA – Alerta de Tráfego Cruzado traseiro: Auxilia o motorista na verificação da área traseira em ambos os lados do veículo. O sistema detectará veículos se aproximando nos lados esquerdo ou direito, alertando o motorista por meio do indicador no espelho retrovisor, um aviso sonoro e um alerta na tela do sistema multimídia

LCA – Assistente de Mudança de faixa /BSD – Monitoramento de Ponto Cego:

Monitora a presença de veículos em movimento nas áreas traseira esquerda e direita e alerta o motorista sobre a segurança durante uma possível mudança de faixa. Este sistema se estende aos sensores traseiros.

AFS – Sistema adaptativo de luzes dianteiras: Otimiza a distribuição do faixo luminoso dos faróis. Dependendo da velocidade, a luz é direcionada para melhorar a visibilidade em curvas;


		Tiggo 8 PRO ganha tecnologias Hybrid Plug-in e Max Drive
Foto: Divulgação

Novo visual e mais conforto

O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in estreia também novo visual. A nova grade no formato Diamond com detalhes cromados, já tradicional na família PRO, trouxe ainda mais personalidade ao modelo. Há também novos para-choques dianteiros e traseiros, novos faróis em LED e faróis de neblina, além de indicadores de direção dinâmicos. As rodas também ganharam novo design, exclusivo para essa versão.

No interior, o grande destaque fica por conta da tela de 24,6" que integra o painel de instrumentos e o multimídia. O controle do ar-condicionado também é por meio de uma tela colorida touch screen de 8". O banco do motorista, que já contava com seis ajustes elétricos passa a ter também ajuste lombar, assim como memória para os ajustes. Outro ponto alto em termos de tecnologia está o novo sistema de som premium da Sony.

O Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in é comercializado nas cores branco e preto metálico. A garantia é de oito anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), cinco anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e três anos para o veículo.


		Tiggo 8 PRO ganha tecnologias Hybrid Plug-in e Max Drive
Foto: Divulgação

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias