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Ford Bronco

Teste: Ford Bronco Sport 2023 é bom de estrada e raçudo no chão

Andamos no SUV médio que reúne alto desempenho, com baixo consumo, e capacidade off-road severa


		Teste: Ford Bronco Sport 2023 é bom de estrada e raçudo no chão

Os pouco mais de mil quilômetros a bordo do Bronco Sport Wildtrack 2023, cedido pela Ford para avaliação, foram mais do que suficientes e decisivos para que eu conhecesse o SUV off-road na sua plenitude. Partimos de Goiânia rumo a São José do Bandeirantes, Distrito de Nova Crixás, à margem do Rio Araguaia, e divisa com o Mato Grosso. Ida e volta e mais alguns quilômetros rodados em deslocamentos naquela localidade somaram exatos 1.0160 km. Durante uma semana “curtimos” literalmente o SUV da Ford.

Já havíamos andado no primeiro modelo importado do Mexico, ainda em 2021, na versão Wildtrack. Na oportunidade, o SUV médio de porte atlético da Ford e queridinho dos americanos deixou claro sua proposta reunindo luxo, alta performance e capacidade off-road severa. Desde que chegou ao Brasil a única mudança apresentada foi o aumento de potência do motor, assunto que trataremos ao longo do texto, além de novas cores da carroceria.

Bons requisitos

O Ford Bronco reúne todos os requisitos de um SUV urbano, apesar da sua aparência fazer qualquer um pensar diferente. Se é bom para a cidade, pode apostar no “bichão” com identidade mexicana quando for rodar em terrenos acidentados. Para os dois ambientes, o Branco Sport não poupa conforto, tecnologias de segurança e motorzão com boa disposição para andar. Não só isso. A performance esportiva do Bronco não significa consumo de carro “beberrão”. Pode acreditar.


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Com quatro pessoas a bordo ao longo de toda a viagem, abarrotado de tralhas e objetos nos 482 litros de capacidade do porta-malas, o Ford Bronco mostrou suas qualidades. No painel, o aviso dando conta que o condutor estava fadigado, pedia uma parada para um café. Tudo bem que o sistema percebeu uma certa inquietude minha ao volante.

Na verdade, o que o sistema estava entendendo é que, depois de algumas horas de estrada, eu precisava fazer uma parada. Não era cansaço, mas sim alguns gestos que permitiram uma pronta reação do sistema de fadigamento do motorista.

Motor

O Ford Bronco é equipado com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv de potência, a gasolina, e 38,7 kgfm de torque, com tração integral e bloqueio do diferencial traseiro e associado à transmissão automática de oito velocidades. O conjunto é dos mais atrevidos. Tem fôlego esportivo e retomadas que fazem o condutor sentir firmeza nas ultrapassagens. Um simples toque no acelerador já é o suficiente para respostas imediatas. Esse motor, de pegada esportiva, é o mesmo que equipa a picape Maverick, também mexicana, e o SUV Territory, importado da china.


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O consumo rodoviário de 9,5 km/l surpreendeu. Ficou abaixo do oficial, mas ainda assim muito bom para um SUV do porte do Bronco, principalmente pela carga a bordo durante todo o trajeto da viagem. Andamos na casa dos 100 km/h, o que acabou contribuindo para o consumo ideal. O motor 2.0 com seus 253 cavalos responde as acelerações com pegada de carro esportiva, mas quando exigindo na sua potência e força máximas “bebe” um tanto bom. Claro que em alguns trechos o pé afundou no acelerador e as respostas do motor empolgaram.

O SUV Bronco Sport é um utilitário médio, mas com uma aparência que passa a impressão de ser de um segmento acima. Quando estreou no Brasil, o modelo veio com motor de 240 cv e o que já causava boa impressão ganhou 13 cv a mais de potência. O Bronco foi bem trabalhado no seu projeto de construção. É robusto, tem um design visual marcante e chama a atenção pelo luxo e bom espaço interior. Nem parece ser um SUV feito para enfrentar qualquer terreno.

Urbano e off-road

Literalmente, o Bronco, fabricado no Mexico, mas importado dos Estados Unidos e que custa R$ 273.000 no Brasil, tem todos os predicados para uso urbano, mas onde realmente mostra suas aptidões é no uso fora-de-estrada. Assim, deixa claro seu perfil para aventuras mais radicais. Portanto, quem gosta de um pouco ou muita adrenalina, o SUV da Ford é uma excelente opção.


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O Ford Bronco Sport tem até uma base flexível no porta-malas que se transforma em uma mesinha. É tão off-road que traz nos detalhes o que é essencial numa aventura, como um abridor de garrafas fixado na parte interna da coluna do porta-malas. Portanto, não se preocupe com esse item que lá no meio do mato faria muita falta.

No SUV off-road até o vidro traseiro abre, facilitando ainda mais a vida dos aventureiros. Colocar objetos menores no porta-malas, ou mesmo tirar, pode ser feito quando não houver a necessidade de abertura da tampa do porta-malas. O Bronco parece ter sido pensado nos detalhes.

Luxo e aventura

O Bronco Sport Wildtrack é um modelo urbano com luxo de sobra, mas de perfil aventureiro como poucos. Foi exatamente essa a impressão mais conclusiva que tivemos durante o período em que o novo SUV médio com tração 4x4 esteve em nossas mãos para um período de testes.


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Com um tempo de testes mais prolongado, desta vez abusamos na busca do conhecimento do carro, explorando suas capacidades em ambientes onde se apresenta como territórios que são seu habitat. Se na rodovia mostrou desempenho esportivo e muito conforto, no chão sua força falou mais alto.

Por onde passa, o Bronco Sport chama a atenção. Sua robustez característica denuncia um SUV com cara de pouco amigos. Com tração 4x4, o SUV mexicano ganha destaque na sua capacidade off-road, com perfil de rodagem em qualquer tipo de terreno e com um conjunto de tecnologias ideal para o chão mais severo. Na cidade, não decepciona pelo desempenho. Nem parece ser um SUV com capacidade off-road para lama, rocha, areia, cascalho e terra.


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A função G.O.A.T Modes permite o condutor encontrar o modo ideal de rodagem para cada tipo de terreno, gerenciando a performance do motor. O sistema ajusta automaticamente os parâmetros do veículo para cada condição de pista. O sistema conta com sete modos de direção – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Rock Crawl (Rocha) – selecionadas por meio de um botão no painel.

Cada modo é indicado nas seguintes situações:

Normal – para uso cotidiano do veículo.
Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4x2 e pedal do acelerador menos responsivo.
Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo.
Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso.
Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso.
Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.
Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.


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Impressões ao dirigir

As impressões que tivemos do Ford Bronco Sport Wildtrak foram as melhores possíveis. Bonito, luxuoso e bravo chão. Excelente opção para os amantes de aventura que gostam de conforto, mas que têm um valor considerável para investir na sua aquisição, visando não só o dia a dia na cidade, mas também no lazer mais radical nos finais de semana.

A intenção era realmente desafiar o modelo quanto aos seus aspectos de rodar em locais menos civilizados. E não é que o SUV surpreendeu. O Ford Bronco encarou bem os obstáculos com seus ângulos de 30,4 graus de entrada, 33,1 graus de saída e de 24,4 graus de transposição em rampa e 223 mm de atura do solo. O entre-eixos do modelo mede 2,670 mm. Contribuem para o bom desempenho no fora-de-estrada os pneus todo-terreno 225/65R17.

Tecnologias a bordo

A lista tecnologias assistência ao motorista do Bronco Sport traz piloto automático com Stop and Go e alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, estacionamento com visão 360º e detecção de pedestres, sistema de alerta e centralização em faixa, câmera traseira com visão 180º, sistema de reconhecimento de placas, alerta de ponto cego e assistente de manobras evasivas e sensor entre outros recursos desenvolvidos para facilitar a direção tanto na cidade como em ambientes off-road.


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O novo SUV da Ford conta ainda com nove airbags, teto solar, assoalho emborrachado, farol alto automático, tação 4x4, diferencial blocante, rodas 17” e painel digital com tela de 6.5” e tela touch screem de 8.0”

Com relação à conectividade, o Bronco traz recursos de última geração como o aplicativo FordPass e soluções inteligentes de conveniência. Entre outras comodidades, o modelo oferece carregador de celular por indução, partida remota e abertura independente do vidro traseiro e do porta-malas com sistema de gerenciamento de carga.


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Ficha técnica

Motor: 2.0 EcoBoost: De quatro cilindros em linha, transversal, Ecoboost, gasolina, 1.999 cm³ de cilindrada, 253 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque máximo de 38,7 kgfm a 3.000 rpm
Transmissão:
SelectShift Automática, 8 marchas à frente e uma à ré, com “paddle-shift” e resfriador de óleo
Carroceria:
Construção monobloco
Freios:
Hidráulico com assistência elétrica, dois circuitos independentes em diagonal. Discos ventilados
na dianteira e lona na traseira. Distribuição de frenagem controlada pelo ABS/DSC nas quatro
rodas
Estacionamento: Freio com acionamento elétrico
Direção: Eletricamente assistida (EPAS)
Suspensão:
Dianteira, independente, com barra estabilizadora; traseira, multilink, com barra estabilizadora; altura do solo de 22,3 centímetros; imersão de 60 centímetros
Rodas:
Liga leve 17”
Pneus: 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT
Dimensões: 4,386 metros de comprimento; 1,888 metro de largura; 1,813 metro de altura; 2,67 metros de entre-eixos
Outras medidas: Altura livre do solo (223 mm); Ângulo de entrada (30,4 graus); Ângulo de saída (33,1 graus); Ângulo de transposição de rampa (24,4graus)
Peso em ordem de marcha: 1.718;
Peso Bruto Total: 2.159
Capacidade de carga: 441
Capacidade de reboque: 900
PBT Combinado: 3.059
Volume do porta-malas: 580 litros e 1.472 litros com o banco traseiro rebatido
Número de passageiros: 5
Tanque de combustível: 64 litros
Transmissão: Tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas
Direção: Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, não divulgado
Freios: Disco ventilado na dianteira; disco sólido na traseira
Consumo oficial: Cidade: 8,6 km/l / Estrada 10,1 km/l


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Itens de conforto
Sistema de som Bang & Olufsen com 10 alto-falantes;
Bancos em couro com regulagem elétrica para o motorista;
Aquecimento nos bancos dianteiros;
Teto solar;
Central multimídia com tela de 8 polegadas e GPS nativo;
Carregador de smartphone por indução;
Ar-condicionado de duas zonas;
Chave presencial com partida remota.

Itens de segurança
Faróis full-LED com acendimento e facho alto automático;
9 airbags (dianteiros, laterais dianteiros, laterais traseiros, cortina e para o joelho do motorista)
Alerta de colisão;
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre;
Leitor de placas de velocidade;
Cruise control adaptativo com stop and go;
Sensor de chuva;
Câmera de ré;
Assistente para permanência em faixa;
Freio de estacionamento eletrônico com auto-hold;
Monitoramento de pressão dos pneus.

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