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Renault Kwid E-Tech

Teste: Direção divertida a bordo do Renault Kwid E-Tech

Versão elétrica do modelo compacto se destaca pela agilidade no trânsito


		Teste: Direção divertida a bordo do Renault Kwid E-Tech
Norton Luiz

Quando o assunto é carro elétrico, a Renault tornou-se referência e ousadia no mercado. A marca francesa já comercializava os modelos Zoe, Kangoo, Twizzy no Brasil quando decidiu ousar com o lançamento do compacto Kwid E-Tech, que, assim como seus irmãos, é igualmente 100% elétrico. A ousadia não está no lançamento em si, mas no fato de colocar no mercado um modelo de entrada totalmente energizado e com preço na faixa de R$ 150 mil, valor suficiente para comprar um SUV bem completo.

Em seguida, a Caoa Chery fez o mesmo ao trazer para o Brasil o subcompacto iCar, importado da China, de onde também vem o Kwid E-Tech. Ambos se tornaram concorrentes na salgada faixa de preços, acreditando no aquecimento das vendas no segmento de compactos elétricos para uso urbano. Assim, o mercado vai se desenhando dentro de uma nova cultura de consumo, onde o que custa o “olho da cara” hoje, por conta do custo alto da nova tecnologia ainda em desenvolvimento, tende a ser uma realidade mais em conta amanhã.


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Norton Luiz

Dos dois modelos que a China manda para o Brasil, o da Renault é o mais em conta e, portanto, o mais barato do mercado em seu segmento. Um outro modelo elétrico pequeno à venda no País é o também chinês JAC E-JS1, que, de tão inexpressivo em vendas e também de preço fora da realidade, nem merece maiores citações. Então, vamos ficar apenas no contexto do Renault Kwid E-Tech, cedido pela fabricante, que o DMAutos acabou de avaliar.

Teste

O Renault Kwid E-Tech é divertido para dirigir. É caro e não espere muito do acabamento interno em termos de conforto, mas nem por isso merecedor de críticas. Fora as melhorias no interior e o novo visual externo, em especial, o frontal, a novidade maior fica por conta do motor elétrico. Espertinho, o “suvinho” que usa tomada para se locomover ao invés de bomba de combustível, é ideal para o trânsito movimentado das cidades. Não pense, por enquanto, num uso que não seja urbano, muito mais pela falta de estrutura de recarga na estrada.


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Norton Luiz

O Kwid E-Tech traz bateria de 26,8 kWh e motor elétrico que entrega 48 kW. O conjunto rende 65 cv de potência e torque de 11,5 kgfm. Como em todo carro 100% elétrico, o torque é despejado de forma imediata, o que torna o Kwid elétrico bastante ágil e de condução divertida. Uma rápida pisada no acelerador leva o compacto de 0 a 50 km/h em apenas 4, segundos e de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos.

Num comparativo com o Kwid convencional, com seus 70 cv e 10,0 kgfm de torque, o elétrico perde em potência, mas traz mais força no motor elétrica. A versão E-Tech do compacto é também mais pesada. São 977 kg conta 818 kg do Kwid a combustão, nas suas versões de entrada, e 825 kg da versão topo Outsider.

Mudanças

O Kwid todo elétrico passou por algumas alterações em relação ao modelo vendido na China. As mudanças foram necessárias para que o modelo pudesse ser adequado ao mercado brasileiro. Entre essas mudanças estão a maior potência e uma nova calibração para a suspensão. De fato, as mexidas trouxeram bons resultados, uma vez que o Kwid E-Tech surpreende em agilidade no trânsito urbano e a suspensão ajuda no conforto do modelo. As respostas ao pedal do acelerador são bem rápidas, necessitando de cuidados se o condutor estiver sozinho e a não tiver experiência com carro elétrico.


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Norton Luiz

Com pouco tempo a bordo do Kwid elétrico o que era novidade se torna familiar, mas sem perder o “gostinho diferenciado” de guiar. A falta de transmissão convencional com marchas, que dá lugar a um simples seletor no console central substituindo a alavanca de câmbio. Esse seletor traz as iniciais D (Drive), N (Neutro) e R (Ré). Lembrando que o Neutro é a posição para acionamento da chave de ignição.

Velocidade máxima e autonomia

Girando a chave, o sinal OK aparece no painel de instrumentos, onde quantidade de carga disponível fica visível numa pequena bateria, bem como a distância a ser percorrida. O motor só é acionado se a porta estiver fechada. Não se preocupe caso, ao dar a partida, não perceba um mínimo de barulho do motor. Lembre-se que você está em um carro puramente elétrico. O Ok no painel é a certeza de que o E-Tech está pronto para se locomover. Cuidado, ele ganha velocidade muito rápida com o torque instantâneo característico de um carro elétrico.

O Kwid E-Tech alcança a velocidade máxima de 130 km/h e tem autonomia de 265 km em uso misto ou até 298 km em uso apenas urbano. Os números têm como base a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. No modo Eco, acionado por um botão no painel, o condutor poupa bateria. Ele limita a potência a 33 kW, restringe a velocidade máxima a 100 km/h e aumenta a atuação da frenagem regenerativa.

Carregamento

O carregamento da bateria do Kwid E-Tech pode ser feito de três formas. Em uma tomada doméstica convencional de 220V com 20A (que precisa ser aterrada) a carga completa é feita em 8h57. Com um Wallbox de 7kW são 2h54 e, em estações de carregamento rápido, de 15% para 80% a carga da bateria é feita em 40 minutos.


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Norton Luiz

O Kwid E-Tech traz poucas mudanças visuais em relação ao modelo convencional. A grade frontal é nova e inteiriça para abrigar o conector de recarga, assim como os para-choques e as rodas. Estas passam a ter quatro parafusos em vez de três devido à nova e maior capacidade de tração das rodas dianteiras. Há ainda adesivos nas laterais que exibem o nome do modelo.

De resto, as mudanças seguem o mesmo padrão do Kwid a combustão. Os faróis e as lanternas traseiras compartilham diversos componentes. No interior, o emprego da bateria não afetou o espaço interno, mas o Kwid E-Tech leva apenas quatro ocupantes. Não há cinto de segurança ou apoio de cabeça para um terceiro passageiro no banco de trás.

Porta-malas

Seu porta-malas leva 290 litros, tendo a mesma capacidade do Kwid a combustão. O acabamento é bem simples. Os materiais utilizados e os detalhes na cor prata empregados no Kwid elétrico transmitem uma sensação agradável. Lista de equipamentos

Vendido em versão única, o Kwid E-Tech vem equipado de série com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, multimídia Media Evolution com tela touchscreen de 7” e conexão Android Auto e Apple CarPlay, assistente de partida em rampa (HSA), controle de estabilidade (ESP), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), alerta de pressão de pneus, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade, regulagem elétrica dos retrovisores e freios ABS com BAS (Braking Assist System).


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Norton Luiz

Além disso, o Kwid E-Tech traz o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System). A tecnologia emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault Group. A garantia dada ao modelo elétrico é de três anos para o veículo e de oito anos para a bateria. Ele está disponível nas cores Verde Noronha, exclusiva, branco Glacier Polar e prata Diamond.

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