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Chevrolet Equinox RS

Teste: Chevrolet Equinox RS é um SUV familiar com pinta de esportivo

Andamos na nova versão RS que traz toque visual no estilo americano


		Teste: Chevrolet Equinox RS é um SUV familiar com pinta de esportivo
Norton Luiz

Quando o Chevrolet Equinox estreou no mercado brasileiro, em 2017, seu porte era mais avantajado e o visual de muito bom gosto. Sob o capô, o SUV mexicano tinha a potência e a força do motor 2.0 Turbo, emprestado do irmão esportivo Camaro e que rendia brutos 262 cv de potência e 37 kfm de torque. Na época, a novidade da General Motors mexeu com o segmento dos SUVs médios com seu modelo requintado e com conjunto mecânico com pegada esportiva.

Dois anos depois, o Chevrolet Equinox aportou no Brasil com motor menor em termos de potência e torque. A troca tirou uma das maiores virtudes do SUV da GM? Não. O modelo de beleza visual única fez a opção por um motor menor, mas nem por isso capaz de tirar o brilho do SUV no quesito mecânica. O novo motor 1.5 Turbo manteve o Equinox com bom desempenho, com seus 172 cv de potência e 27,8 kfm de torque.

Novo motor

Teve consumidor que não aprovou a troca de motor por considerar o 2.0 Turbo a opção mais certa para o SUV, principalmente pelo seu desempenho e força. Contudo, a aceitação do 1.5 Turbo, acoplado à transmissão automática de seis marchas, conquistou a simpatia dos céticos ao longo do tempo.


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Norton Luiz

Claro que nem de longe a desenvoltura do motor 1.5 é igual ao do 2.0. Esse, sim, era bravo mesmo. Na troca, a perda de potência do Equinox foi matemática, mas a melhor vantagem veio na redução do consumo de gasolina.

Esses foram os dois momentos escritos pelo Chevrolet Equinox no mercado brasileiro até o lançamento da linha 2022. O SUV que roda hoje no mercado norte-americano foi atualizado ainda em 2019 e por aqui, com o novo visual, só chegou no ano passado. A culpa foi da paralisação da produção no México, por conta da pandemia. O novo Equinox deveria ser apresentado no Brasil, em 2021, mas o lançamento teve que ser adiado.

Mudanças visuais

A linha 2022 do modelo fez as mudanças esperadas. Finalmente! Alias, trouxe ao Brasil mais do que mudanças visuais e um torque de acabamento no estilo americano. O Chevrolet Equinox 1.5 passou a adotar, como foi feito no Onix e no Cruze (já fora de linha), a roupagem esportivada RS, que faz muito sucesso nos Estados Unidos. Assim, além da versão Premier, o Chevrolet Equinox 2022 estreou também a versão de entrada RS, com visual trazendo apelo esportivo.


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Norton Luiz

O propósito do Equinox é tirar, principalmente, mercado do Jeep Compass, modelo quase que imbatível em vendas no segmento. Outros concorrentes na mira do SUV da General Motors são o Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Caoa Chery Tiggo 7 Pro, Peugeot 3008 e Honda CR-V.

Teste

Acabamos de avaliar a versão RS do Equinox, cedida para esta finalidade pela General Motors. As mudanças na nova linha foram marcantes, embora feitas apenas em pontos específicos do SUV. O visual do Equinox chama a atenção por onde passa. Foi assim durante toda a semana em que estivemos a bordo do modelo durante a avaliação, rodando por Goiânia.

A dianteira foi a que mais mudou. Na grade dianteira em cromo escuro, a versão Premier, divide a parte superior, com as luzes diurnas em LEDs da parte inferior. Só para lembrar que a grade parece ter duas partes, mas é única. Na versão testada RS, que tem grade em colmeia preta brilhante, a seta fica posicionada mais abaixo, no lugar do farol de neblina, enquanto a Premier a integra no DRL.


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Norton Luiz

Gostei muito do desenho do frontal da nova Equinox, mas há quem não tenha a mesma opinião, considerando a frente do modelo anterior mais atraente. Na traseira, o Equinox trocou as lanternas por um conjunto todo em LEDs com uma nova assinatura. O parachoque traseiro tamém foi redesenhado, compondo uma harmonia perfeita com a proposta do SUV.

Aparência forte

Na lateral, as novas rodas de 19", cor preta, deixam o Equinox com uma aparência forte e traz o nome Equinox estampado na porta do motorista. Com mexidas aqui, mexidas ali, o Chevrolet Equinox ganhou mais oxigênio para encarar adversários sempre prontos para uma disputa arrojado.

O interior, com espaço generoso e ideal para famílias maiores, trouxe poucas mudanças na linha 2022. O painel de instrumentos trocou a grafia na tela central e do computador de bordo. O sistema multimídia com tela de 8" foi atualizado. Ganhou comandos de voz, aplicativos como a Alexa e espelhamento sem fios para Apple CarPlay e Android Auto.


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Norton Luiz

A alavanca de câmbio traz novo desenho, diferente do volante, que segue sem mudanças. O Equinox continua devendo aletas para a trocas das marchas atrás do volante e a direção com assistência elétrica é confortável, bem calibrada.

A versão RS do Chevrolet Equinox se destaca pelo cromo escuro em detalhes nas saídas de ar-condicionado, bem como o teto e colunas em preto. Os bancos revestidos em couro, volante e portas ganham costura em vermelho.

Dimensões

O Equinox que que roda hoje no Brasil, o mesmo vendido nos Estados Unidos, utiliza a plataforma do Cruze, a D2XX, deixando o modelo maior do que todos os seus concorrentes. Ele mede 4,65 metros de comprimento, enquanto seu principal concorrentes, o Jeep Compass, tem 4,40 metros. Outro concorrente, o Volkswagen Taos, por sua vez, mede 4,46 metros de comprimento.

De entre-eixo, o Chevrolet Equinox tem 2,68 metros. Essa distância traz mais comodidade aos passageiros no amplo espaço e o piso plano no banco traseiro favorece ainda mais quem vai no banco de trás. Mesmo os de estatura mais alta não têm conforto em função do espaço para as pernas e da altura do teto. O porta-malas tem capacidade para 468 litros. Nesse quesito perde para o concorrente Taos, com capacidade para 498 litros do Taos.

O Equinox tem suspensão independente nas 4 rodas e bem acertada para rodar no Brasil, onde os pisos são ruins quando não de péssima qualidade. Os ocupantes não sofrem com os impactos. O SUV roda suave e proporciona uma condução prazerosa. Quem está ao volante do Equinox RS precisa entender que a versão não é de um esportivo. Trata-se SUV eminentemente familiar com roupagem esportiva. A prioridade é o conforto e não o alto desempenho.


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Norton Luiz

O conforto está presente também na sua proposta estrutural de rodar mais próximo do solo. Com 160 mm de altura do solo, o Equinox foge completamente de um perfil aventureiro para ser exclusivamente um SUV para rodar na cidade e rodovias pavimentadas.

Desempenho

Com 172 cv de potência a 5.600 rpm e 27,8 kgfm de torque entre 2.000 e 4.000 giros, o desempenho do motor 15 Turbo do Chevrolet Equinox é mais do que suficiente para um SUV com proposta familiar. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,2 segundos, de acordo com dados oficiais da fabricante. Ele consegue ser 0,1 mais rápido que o Taos, que utiliza motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, e 0,2 s que o Compass, que tem sob o capô motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 25,5 kgfm.

Desde de 2019, o Chevrolet Equinox RS é vendido apenas com motor 1.5 Turbo. O SUV tem tração apenas dianteira e câmbio automático de 6 marchas. Os 172 cv de potência não decepcionam no desempenho e os 1.561 kg do SUV médio são facilmente arrastados pelos 27,8 kgfm de torque. Para quem aprecia motor com pegada mais forte, o 2.0 Turbo com seus 262 cv de potência atendia melhor as expectativas dos consumidores do SUV com perfil mais arrojado com o pé no acelerador.


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Norton Luiz

Com o motor 1.5 Turbo, o Equinox, com motor apenas a gasolina, vale ressaltar, vai de 0 a 100 km/h em 9,2 seundos. Perde em 1 segundo para o Jeep Compass, com seus 185 cv e 27,5 kgfm, e ganha em 1 segundo do Volkswagen Taos, com motor de 150 cv. Vale lembrar que ele é apenas a gasolina. Seus dois concorrentes são flex e no etanol o desempenho é melhor.

A transmissão automática faz trocas suaves e é calibrada pensando no conforto. Portanto, esquece o modo Sport, que em ouros modelos torna a direção com viés esportivo. Mas o condutor pode fazer trocas de marchas manuais na função L e também por um botão na lateral da alavanca. Lembrando que o Equinox RS só veste roupa de esportivo, mas a direção preza pelo conforto e economia.

Consumo

Rodando na cidade, o consumo do Equinox – exclusivamente a gasolina - ficou na casa dos 9,6 km/l, marca que poderia ser melhor se tivesse o start stop que outros modelos do seu segmento já disponibilizam. Na estrada, o consumo foi de 13,2 km/litro, mas rodando na média de 100 km/h. O motor responde bem quando chamado para fazer ultrapassagens. A redução de marchas é rápida e o tempo de trocas fica ais curto com o pé afundado no acelerador.


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O Chevrolet Equinox RS, embora ofertando um pacote de itens bem apetitoso (ver lista completa abaixo), pode até não ter ainda a força suficiente para brigar com modelos mais equipados como o Jeep Compass, o WV Taos e o Toyota Corolla Cross. Faltam ao modelo da GM um pouco mais de equipamentos como o piloto automático adaptativo, por exemplo. Contudo, vale a compra da versão RS do Equinox por todas as suas qualidades e nesse ponto o espaço interno ganha nota máxima. O preço de R$ 211 mil pedido pelo modelo está dentro da média para o padrão do Equinox RS.

Chevrolet Equinox RS 1.5 Turbo FWD

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.490 cm3, duplo comando de válvulas variável, injeção direta, turbo, gasolina
Potência e Troque: 172 cv a 5.600 rpm
Torque: 27,8 kgfm de 2.500 a 4.500 rpm
Transmissão: câmbio automático de 6 marchas
Tração: dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira, multilink na traseira
Rodas: 19" com pneus 235/50 R19
Comprimento: 4,65 metros
Entre-eixo: 2.72 metros
Largura: 1,84 mm
Altura:1.70 metro
Peso: 1.561 kg em ordem de marcha
Porta-malas: 468 litros
Tanque: 56 litros
Aceleração: 0 a 60 km/h: 4,5 s; 0 a 80 km/h: 6,9 s; 0 a 100 km/h: 9,2 s
Retomada: 40 a 100 km/h (em D): 7,1 s; 80 a 120 km/h: 6,5 s


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Norton Luiz

Chevrolet Equinox RS: Equipamentos

I - Seis Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina), alarme, alerta de colisão frontal, alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, alerta de movimentação traseira (em marcha ré), alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, alerta vibratório de segurança no banco do motorista, sistema auxiliar de permanência em faixa, controle eletrônico de estabilidade e tração, farol alto adaptativo, faróis em LED com ajuste de altura, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, indicador de distância do veículo à frente, lanterna de neblina, DRL em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Isofix, freios ABS com EBD e assistência de frenagem de urgência, entre outros.

II -Acabamento em “black chrome” no painel de instrumentos, controles e saída de ar, frisos, para-choque, barras de teto, setas dianteiras e grade, aplique decorativo no painel com revestimento premium, espelhos retrovisores externos na cor do veículo, lanterna em LED, maçanetas externas na cor do veículo e maçanetas internas cromadas, painel de portas com revestimento premium, para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo com detalhes em preto texturizado, rodas de alumínio aro 19 com acabamento exclusivo, spoiler traseiro, volante de direção com revestimento premium e detalhe “black chrome”, banco com revestimento premium na cor Preto “Jet Black” e costuras em vermelho “Adrenaline Red”, entre outros.

III - Abertura e fechamento manual do porta-malas, sensor crepuscular, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado dual zone com saída para o banco traseiro, assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), câmera de ré, chave presencial, volante com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo, piloto automático, direção elétrica progressiva, Easy Park (estacionamento semiautomático), espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico, espelho retrovisor interno eletrocrômico, para-brisa com isolamento acústico, sensor de chuva, tapetes em carpete, teto solar elétrico panorâmico, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro com encosto ajustável em inclinação, bipartido e rebatível para assoalho plano, alavanca no porta-malas para rebatimento dos bancos traseiros, entre outros.

IV - Chevrolet MyLink de 8 polegadas com navegador integrado, Android Auto, Apple CarPlay, Alexa e Spotify, rádio AM/FM, entrada USB e Aux-in, função Audio Streaming e Bluetooth, controles no volante, projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo e sistema de áudio com 6 alto-falantes.

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