Home / DMAutos

Ford Transit 2023

Ford Transit 2023 terá versões automática, chassi e elétrica

Todas as novidades serão apresentadas no estande da marca na Fenatran


		Ford Transit 2023 terá versões automática, chassi e elétrica
Ford Transit Automática.

A Ford Transit 2023 chegará ao mercado brasileiro com três novas versões: Automática Chassi e elétrica. As novidades serão destaques no estande da Ford, durante a Fenatran 2022, de 7 a 11 próximos, em São Paulo. A Ford foi a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros nos últimos 12 meses, com o lançamento da Transit, no primeiro semestre deste ano.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho da Transit no mercado brasileiro. Em apenas 12 meses, a versão minibus atingiu 12% de participação, com picos de 17%. A Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em sete meses, e continua crescendo mês a mês”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

Mercado em crescimento

Segundo ainda Daniel Justo, o mercado de vans está em crescimento, impulsionado pelo comércio eletrônico, e com a ampliação da linha Transit a Ford terá condições de aumentar a sua participação no segmento, com foco nas necessidades do cliente.

A Ford Transit é a primeira do mercado com transmissão automática. O modelo já é sucesso na Europa e nos Estados Unidos. A eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço também contribuem para tornar a operação mais econômica.


		Ford Transit 2023 terá versões automática, chassi e elétrica
Transmissão automátia de 10 velocidades. Foto: Divulgação

Com 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, a Transit automática tem uma aceleração suave e progressiva. A nova transmissão ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas, reduzindo o consumo total da frota, junto com a tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria.

A Transit com câmbio automático chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.

Versão Chassi

A versão Chassi da Transit, por sua vez, virá somente no segundo semestre do próximo ano. Nessa configuração, a Transit vai atender um segmento que representa 40% do mercado de vans. Ela será oferecida em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT.


		Ford Transit 2023 terá versões automática, chassi e elétrica
Transit Chassi. Foto: Divulgação

Entre outras aplicações, a Transit chassi pode ser implementada como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg.

“As novas versões da Transit vão nos colocar em grandes subsegmentos nos quais não atuamos hoje, ampliando a abrangência e a participação da linha no mercado”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

Ford E-Transit elétrica

Para atender a demanda por veículos eletrificados, principalmente na distribuição de grandes centros, a Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil e na América do Sul este mês. A versão 100% elétrica da van está sendo oferecida em um programa para grandes frotistas para entender o tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga desses clientes, de modo a oferecer a melhor opção de negócio.


		Ford Transit 2023 terá versões automática, chassi e elétrica
Ford E-Transit furgão. Foto: Divulgação

O mesmo tipo de programa foi desenvolvido na Europa e nos Estados Unidos, onde a E-Transit já é um sucesso e domina 90% do mercado de vans elétricas. Ela é a melhor van elétrica do mercado e tem como principais vantagens o maior espaço para carga, a maior potência – incluindo tração traseira que reduz o desgaste de pneus – e o melhor rendimento energético e autonomia.

Espaço de carga

Por ter a mesma carroceria da versão a diesel, bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira, a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de adaptação a diferentes aplicações. Além disso, como possui 86% menos peças de desgaste e utiliza energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor.


		Ford Transit 2023 terá versões automática, chassi e elétrica
Carregamento em até 35 minutos. Foto: Divulgação

A bateria de íons de lítio de 68 quilowatts permite uma autonomia máxima ideal de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. O seu sistema de regeneração inteligente aproveita a energia das desacelerações e frenagens para maximizar o rendimento, principalmente em uso urbano.

O carregamento é flexível, em corrente alternada ou corrente contínua. Normalmente, em 11 kW CA ele leva cerca de 8 horas e, em 115 kW CC, em 35 minutos se obtém 15% a 80% da carga.

A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”.


		Ford Transit 2023 terá versões automática, chassi e elétrica
Autonomia máxima ideal de 317 km. Foto: Divulgação

Solução completa

A Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul faz parte da organização global Ford Pro, dedicada ao segmento comercial. Ela conta com uma estrutura própria de vendas, pós-vendas, engenharia e experiência do consumidor para oferecer aos clientes uma solução completa de produtos e serviços com foco na produtividade.

A Ford é a única marca a oferecer uma van conectada. Todos os modelos da Transit que estão no mercado e que serão lançados – tanto a combustão quanto eletrificados – são conectados. Além da localização do veículo, agendamento de serviços online e geração de indicadores para o negócio, a conectividade permite serviços exclusivos como o acompanhamento preventivo inteligente e a assistência técnica em conferência, para apoiar o cliente em toda a sua jornada.

Com uma rede formada por mais de 100 concessionárias em todas as regiões do Brasil, a Ford dispõe também de um canal exclusivo de atendimento aos clientes da Transit, com assistência 24 horas, sete dias por semana. O seu sistema de logística integrado de peças garante a entrega de itens de reposição com agilidade e preço competitivo.


		Ford Transit 2023 terá versões automática, chassi e elétrica
Ford Transit: Interior. Foto: Divulgação

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias