Home / DMAutos

Ford F-150

Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

Dirigimos em primeira mão a “grandona” que faz sucesso nos EUA há mais de 40 anos


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil
Norton Luiz

No ano em que a briga promete ser acirrada no segmento das picapes grandes, a Ford põe em campo a norte-americana F-150, modelo mais vendido naquele mercado há mais de 40 anos. Importada do Mexico, a “grandona” da Ford já está no Brasil mirando a Ram, até então sem concorrente à altura, e espera agora a grandona Chevrolet Silverado.

Os preços praticados na pré-venda da Ford F-150 já foram reajustados. Quem pagou R$ 470 mil na versão com perfil esportivo Lariat FX4 agora vai ter que desembolsar R$ 479.990. A versão de luxo Platinum FX4, inicialmente vendida por R$ 490 mil, passa a custar R$ 509.990 mil.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil
Norton Luiz

O motor Coyote 5.0 V8, o mais potente da categoria, é o mesmo que equipa o superesportivo Mustang. Na F-150, porém, ele foi recalibrado para se adequar ao perfil da picape e rende 405 cv contra os 483 cv do Mustang. O torque de 56,7 kgfm é o mesmo do Mustang, mas seu tempo de pico na picape é mais esticado.

Câmbio exclusivo

A Ford F-150 é também a única com transmissão automática de 10 marchas e vem com pacote off-road completo, incluindo tração 4x4, bloqueio eletrônico do diferencial e oito modos de condução. O valente conjunto propulsor, movido apenas a gasolina, leva a F-150 ao consumo de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

A nova picape estreia no Brasil o sistema multimídia e de conectividade SYNC 4 de nova geração. Seu processador ficou duas vezes mais potente, melhorou a interface, os gráficos e a fluidez, além de passar a se comunicar mais fácil com o usuário. Seus novos recursos são a tela de 12 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, reconhecimento de voz, comandos de iluminação 360º e o assistente de trailer e segurança.

A F-150 não esqueceu o moderno sistema de conectividade Ford Connect. O sistema oferece travamento e destravamento remeto, partida remota com climatização, parida remota agendada, alertas de acionamento do alarme e de funcionamento, status do veículo (autonomia e odômetro), sistema de localização, pressão dos pneus e proteção de dados (privacidade do consumidor).


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

Sua caçamba, com capacidade para 1.370 litros, conta com revestimento protetor especial, tampa com acionamento elétrico, escada de acesso, iluminação em LED e tomada de 110 V. Ela também é capaz de rebocar 3.515 kg e já vem com preparação para engate, controle de freio e de oscilação e assistente de manobras.

Visual esportivo

A versão Lariat da F-150, de visual mais esportivo, traz detalhes externos escurecido, como as rodas, grade e maçanetas e destalhes em tom avermelhado no interior. A versão de luxo Platinum exibe elementos cromados na carroceria e apliques em tom terroso na cabine, além de detalhes exclusivos como o oval Ford prateado no volante.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

A Platinum traz ainda uma mesa de apoio no console, com manopla do câmbio rebatível, e estribo com acionamento elétrico. Faróis de LED, rodas aro 20 com pneus Hankook 275/65 R20 todo-terreno e sistema de som da B&O são de série em ambas as versões.

Teste

Andar na gigante F-150 foi uma experiência quase que de tirar o fôlego. Integrei um grupo de jornalistas automotivos convidados pela Ford para andar na picape na pista de testes da marca, em Tatuí, interior de São Paulo. A versão topo Platinum, que se destaca pelo gosto americano do cromado em vários detalhes, como rodas, grade, maçanetas retrovisores e ganchos, foi a escolhida.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

Durante praticamente um dia inteiro, a F-150 foi colocada à prova rodando na pista de asfalto e terra, além de poder conhecer o sistema de tração de reboque, controlado por um botão no painel e controlado visualmente pela câmera traseira, de altíssima resolução, espelhada na tela do multimídia de 12 polegadas.

Na pista de asfalto, o motor Coyote 5.0 V8, a gasolina, que rende 405 cv na picape. Andou o suficiente para mostrar que a F-150 não impressiona apenas pelo visual imponente do design e pelo tamanho da carroceria. Ajudado também pela grade aerodinâmica ativa, o consumo oficial já mencionado não foge ao padrão de uma picape com tanta força e desempenho.

Ronco esportivo

A resposta com o pé no acelerador diante de toda a potência e do torque de 56,7 kgfm, cola o corpo no banco. O ronco esportivo do motor Coyote, muito parecido com o do Mustang, soa como um genuinamente esportivo nos ouvidos. O conjunto propulsor leva a F-150 de 0 a 100 km/h em apenas 7,1s. No Mustang Mach 1, com 483 cv, são necessários apenas 4,3s.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

Diferente do Mustang, a transmissão automática de 10 velocidades faz as trocas de marchas mais longas. A reação menos poderosa do conjunto motor e o câmbio trazidos do Mustang é consequência da calibração feita para a melhor adequação à finalidade de uso da picape F-150. Nem por isso, deixou de ter uma pegada com performance bem apimentada.

Saindo do teste on-road partimos para o off-road, também dentro do campo de provas da Ford. Dos oito modos de condução que a F-150 oferece, utilizamos o escorregadio e o areia para enfrentar com mais segurança os trechos de cascalho e arenosos.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil
Fotos: Divulgação

Mesmo enfrentando pisos irregulares, o conforto interno não foi prejudicado, o que deve ser creditado à suspensão independente Double Wishbone na dianteira e eixo rígido com feixes de molas na traseira.

Tecnologias

As tecnologias colocadas à prova estiveram o tempo todo muito ativas, principalmente nas curvas com cascalho. Os controles de tração e estabilidade não dormiram um milésimo de segundo sequer. O que o braço não segurou, o sistema agiu com muita eficiência. A picape é generosa na aptidão para fora de estrada, dispondo de protetores inferiores, amortecedores otimizados para cada tipo de piso e bloqueio de diferencial eletrônico.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

O modo de condução escolhido faz todos os ajustes de suspensão e direção automaticamente para cada tipo de piso. Além dos que lançamos mão durante a experiência na direção da F-150, a picape grande da Ford dispõe ainda dos modos normal, eco, esportivo, lama/terra, rocha e reboque. São quatro tipos de tração: 4x2, 4x4 A, 4x4 H e 4x4 L.

A caçamba da F-150 tem escada de acesso, tomada 110V (400W), iluminação Led, nichos com trava, protetor Spray-In e abertura e fechamentos por acionamento elétrico, com capacidade de 1.370 litros. Na Platinum a capacidade de cara é de 681 kg, menor do que os 728 kg da versão Lariat. Isso ocorre por conta da quantidade maior de acessórios da Platinum.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil
Fotos: Divulgação

Tivemos também a experiência com o Pro Trailler. O sistema que atua como assistente de reboque na F-150 é controlado por um botão no painel. Após reconhecer todas as características do reboque, como tamanho, peso e altura, todo o controle de estacionamento é feito, sem as mãos no volante, girando o botão e visualizando a ampla tela, onde um pêndulo mostra o alinhamento do reboque.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

O conforto e o espaço interno chamam a atenção. Olhando por fora, as dimensões da picape não escondem seu tamanho. Por dentro, o espaço impressiona muito mais. Sentado no banco do motorista a F-150 se agiganta ainda mais. Os passageiros do banco traseiro não têm do que reclamar.

O conforto e as tecnologias de comodidade estão em todos os detalhes da F-150. Por exemplo, a altura dos pedais pode ser feita por ajustes elétricos com memória, assim como a altura e profundidade do volante e os bancos (o do motorista em 10 posições e o do passageiro em oito posições).


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil
Fotos: Divulgação

É de série na versão Platinum o rebatimento da manopla do câmbio, permitindo que console se transforme em uma superfície de apoio. Também é de série nessa mesma versão os estribos laterais elétricos, enquanto na versão Lariat são fixos.

Segurança

Nos quesitos de segurança, a Ford F-150 conta, além de oito airbags, com piloto automático adaptativo, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas, assistente de descida, assistente em cruzamentos, sistema de monitoramento de ponto cego, com cobertura de reboque e câmera traseira com detecção de objetos.


		Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

Conclusão: Conduzir a F-150 requer cuidados. A picape é grande e o motor exageradamente bruto para andar. Portanto, segue o conselho: antes de querer “sentar” o pé no acelerador, pega as manhas primeiro. A picape da Ford que os americanos apreciam bastante pela sua robustez, desempenho, conforto e capacidade de reboque tem que ser respeitada.

Galeria: Ford F-150 Platinum FX4

Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil
Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

Galeria: Ford F-150 Lariat FX4

Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil
Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil Ford F-150: Andamos na picape gigante de meio milhão que chega ao Brasil

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias