Home / DMAutos

FENABRAVE

Fiat Strada lidera com folga as vendas de veículos em setembro

Atrás da picape compacta da Fiat ficou o VW Polo graças às vendas impulsionadas pela versão Track


		Fiat Strada lidera com folga as vendas de veículos em setembro
Fiat Strada.


A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou os números dos emplacamentos de veículos do mês de setembro e aponta para uma queda de 5,4% quando comparado com o mês de agosto. Já na comparação com setembro de 2022, o mercado cresceu 4,8%. Assim, o acumulado do ano registra, de janeiro a setembro crescimento de 12,5%

“Apesar da queda em setembro, justificada pelo número menor de dias úteis, de maneira geral, o mercado demonstrou recuperação nas vendas diárias em relação a agosto. No entanto, os desafios do setor automotivo permanecem, com o crédito restrito e a diminuição do poder de compra da população ainda dificultando o acesso das pessoas a veículos novos”, analisa Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.

De acordo com a entidade, setembro teve como média diária de emplacamentos de automóveis e comerciais leves 9.372 unidades, contra 8.560 de agosto, representando alta de 9,5%. “Isso mostra que o mercado está se reerguendo, em boa parte graças às vendas corporativas, mas ainda num ritmo abaixo do esperado para a escala necessária, principalmente, no varejo”, comenta Andreta Jr.


		Fiat Strada lidera com folga as vendas de veículos em setembro
Volkswagen Polo Track.


Segundo os dados divulgados dos emplacamentos do mês de setembro, a Fiat Strada continua na liderança com 12.835 unidades vendidas e abocanhando 71,8% do mercado.

Em seguida, vem o resultado da acertada decisão que a Volkswagen tomou em parar a produção do Gol e substituí-lo pelo Polo, segundo colocado com 9.515 unidades. Vale lembrar que as vendasdo Volkswagen Polo estão sendo impulsionadas pela versão de entrada Track, lançada recenemente.

E quem volta a figurar entre os cinco carros mais vendidos é o Chevrolet Onix. O modelo já foi líder por muito tempo, mas perdeu o topo para a Fiat Strada e para o VW Polo. Em setembro, emplacou 8.033 unidades, seguido pelo Hyundai HB20, com 7.622 unidades vendidas.


		Fiat Strada lidera com folga as vendas de veículos em setembro
Renault Kwid.


Com relação aos sedans pequenos, falamos de um mercado específico, nicho de mercado onde a Fiat novamente leva a liderança com o Fiat Cronos que vendeu 4.602 unidades, seguido pelo HB20S, com 3.855, e pelo Renault Logan, com 240 emplacamentos.

O mercado de sedans compactos teve queda para todos os concorrentes, mas o Chevrolet Onix Plus levou a liderança em emplacamentos com 6.788 unidades, seguido pelo VW Virtus, com 2.601, e o Toyota Yaris sedan, com 2.551.

A lista dos sedans médios tem sempre o carro mais vendido do mundo na liderança, o Toyota Corolla, que emplacou 3.471 carros, seguido pelo Nissan Sentra, com 342 unidades. Por último, o VW Jetta com 182 unidades. Sabe-se que esse mercado oferece poucos carros que agradam o gosto do brasileiro, que substituiu os sedans pelo SUVs.


		Fiat Strada lidera com folga as vendas de veículos em setembro
Hyundai HB20.


E os modelos mais procurados, como disse acima, são os SUVs, que tiveram o Chevrolet Tracker como líder emplacando 6.537 unidades, seguido pelo VW T-Cross, com 5.365 emplacamentos, e, em terceiro lugar, pelo Hyundai Creta, que vendeu 4.444 unidades.

Os 10 carros mais vendidos em Setembro/2023

1. Fiat Strada – 12.835
2. VW Polo – 9.515
3. Chevrolet Onix – 8.033
4. Hyundai HB20 – 7.622
5. Chevrolet Onix Plus – 6.788
6. Chevrolet Tracker – 6.537
7. Fiat Mobi – 6.016
8. Fiat Argo – 5.938
9. VW T-Cross – 5.365
10. Renault Kwid – 5.032


		Fiat Strada lidera com folga as vendas de veículos em setembro
Fiat Argo.


Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias